Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa.  Jó 5:8

Em Jó 5, Elifaz, ainda repreendendo a Jó, iniciada em Jó 4, diz: “Chama agora! Haverá alguém que te atenda?”, em outras palavras, “se você se afastar de Deus e censurá-Lo, que ajuda poderá invocar? Será que algum anjo virá?” Jó estaria irado procedendo com um louco?. A aflição não vem do pó e não é da terra que brota o enfado. A tristeza e os problemas não crescem do solo como ervas daninhas. O homem é naturalmente pecaminoso, por isso é natural que ele sofra as consequências de suas escolhas. Sempre lembrando que as palavras de Elifaz, em sua maioria, estavam corretas, mas não se aplicavam ao que estava acontecendo com Jó (v.1-7).

Quanto a buscar a Deus, Elifaz estava corretíssimo, mas Jó já estava fazendo isso, e nunca deixou de fazê-lo. Deus realmente faz coisas “grandes e inescrutáveis”, faz chover sobre a terra, cuida dos abatidos e enlutados, frusta as maquinações dos astutos, apanha os sábios na sua própria astúcia, salva o necessitado, cuida dos pobres (v.8-16).

“Como são felizes, bem-aventurados, os que Deus corrige. Não despreze a disciplina do Todo-Poderoso. Ele fere, mas enfaixa a ferida, bate, mas suas mãos curam. Livra de seis desgraças, e até na 7a, o guardará do mal. Livra da morte e do poder da espada em seus devidos tempos”. Os animais selvagens não o assustarão (v.17-23).

Nos planos de Deus consta que nosso lar seja seguro, que vejamos a multiplicação de nossa descendência, e cheguemos saudáveis a velhice, indo para a sepultura, no devido tempo (v.24-27).

Tudo isso tem seu fundo de verdade, mas, não se encaixava no problema de Jó. Ele acreditava em tudo isso. Antes de tentar julgar as pessoas, lembrando que Deus não nos colocou como juízes de ninguém, devemos abraça-las em suas aflições e orar com elas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA