A BUSCA INCANSÁVEL DE DEUS PARA SALVAR OS PECADORES

Em termos simples, o evangelho é o poder de Deus para transformar vidas. As boas-novas da salvação em Jesus são a essência da Palavra de Deus. Paulo declarou em Rom.1:16: “Pois não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” As Escrituras revelam e demonstram Seu amor infinito, Sua misericórdia e Sua busca incansável por todos os Seus filhos.

Note que Paulo listou dois grupos de pessoas para quem esse poder de salvação é direcionado. O evangelho é para os judeus e para os gregos. Vejo os judeus como representantes da família da fé, aqueles que cresceram na igreja. Os gregos representam aqueles que nunca fizeram parte dela. No entanto, ambos os grupos precisam do evangelho. Ambos têm o mesmo valor para Deus, são buscados por ele e estariam perdidos sem Sua graça.

O tema e as historias mais notáveis da Bíblia são as evidências do poder de Deus para salvar. Desde o livro de Gênesis até o Apocalipse, vemos a busca incessante de Deus e Seus esforços resolutos para salvar a humanidade. A Bíblia fornece um caleidoscópio de personalidades testemunhando o poder transformador e salvador do evangelho. A graça alcança a todos. É Deus quem sempre inicia esse processo salvífico.

A BUSCA DE DEUS

As vezes, ao se referir à sua salvação, as pessoas dizem: “Quando eu encontrei o Senhor.” Embora eu entenda a intenção e a mensagem delas, isso não retrata com precisão a história da salvação, que nunca se trata do ser humano buscando a Deus, mas da busca incansável de Deus pelo ser humano. O Senhor não estava perdido; Ele não precisava ser encontrado. Não encontramos a Deus; Ele nos encontrou.

No jardim do Éden, Deus chamou: “Adão, onde estás?” A busca divina pelos perdidos é exemplificada em toda a Escritura. Ele encontrou Abraão no monte Moriá, José em um poço, Moisés na sarça ardente, Elias em uma caverna, Davi cuidando das ovelhas de seu pai e Paulo na estrada para Damasco. O tema principal da Bíblia é a busca de Deus e Seus muitos atos redentores no plano da salvação.

As histórias que Deus revelou por meio de Sua Palavra fornecem encorajamento e visão do que Ele está fazendo na vida das pessoas. Deus não espera passivamente que venhamos a Ele; em vez disso, Ele nos busca incansavelmente. Lucas 15 apresenta um relato conciso, mas abrangente, de Deus buscando salvar Suas criaturas. Deus é o agente ativo. EGWhite nos lembrou: “Deus não faz acepção de pessoas, e tem igual cuidado por todas as que criou”. DTN, p.639.

Refletindo sobre minha própria experiência, percebo que Deus efetuou Seu plano redentor para me encontrar e salvar. Ele orquestrou uma série de circunstâncias que me levaram por certo caminho, a fim de me dar a oportunidade de escolhê-Lo e ser transformado pelo poder do evangelho.

ORQUESTRANDO EVENTO

Tudo começou com membros da igreja fazendo um levantamento em meu bairrro para identificar interessados em fazer estudos bíblicos. Minha família não estava em casa, mas nossa vizinha, a senhora Jones, inscreveu-se. Porém, quando ela descobriu que aquelas pessoas eram adventistas, insistiu que não retornassem. Eles foram para a casa ao lado, e minha família aceitou o convite para estudar a Bíblia. Os instrutores apresentaram a mensagem do sábado e as evidências de que esse é o verdadeiro dia a ser observado. Essas verdades foram avassaladoras e irrefutáveis para mim.

Eu tinha 14 anos. Estava bastante envolvido em esportes, jogando basquete, futebol e beisebol em um clube do bairro. Com todos os jogos marcados para os sábados, eu não estava preparado para desistir disso e me unir à igreja. Então, algo estranho aconteceu. Meus pais decidiram abruptamente se mudar para um lugar distante dali.

Cerca de um ano após a mudança, os adventistas que nos deram estudos bíblicos passaram em nossa casa e reforçaram o convite para visitarmos a igreja deles novamente. Mas eu ainda estava relutante. Algumas semanas depois, em deles ficou muito doente, e meu pai e eu o visitamos no hospital. Quando ele me perguntou se eu lhe faria um favor, eu disse que sim, pensando que queria água ou precisava da enfermeira. Em viz disso, ele perguntou se eu iria à igreja por ele naquele sábado. Bem, eu já tinha dito sim, então mantive minha palavra. Deus me encontrou e, algum tempo depois, fui batizado.

Minha história narra a busca de Deus por mim. Eu não estava procurando por Ele, mas o Senhor estava me buscando. Quem motivou os adventistas a fazerem o levantamento no bairro? Quem guiou a senhora Jones a indicar a minha família? Quem influenciou a decisão dos meus pais de se mudarem daquele bairro? Quem levou os diáconos a nos visitarem no novo endereço? Quem influenciou meu pai a visitar o diácono no hospital? Quem levou o diácono a me pedir um favor? Quem me deu a vontade de dizer sim? Foi Deus orquestrando os eventos da minha vida e criando oportunidades para que eu recebesse o evangelho!

Portanto, Deus está buscando cada pessoa individualmente. Ele continua orquestrando os eventos em nossa vida para nos salvar. Não importa se você cresceu dentro ou fora da igreja, Deus está buscando você e procurando salvá-lo. Não há ninguém tão mau ou corrompido que o amor de Deus não persiga. Não há vida tão despedaçada que o poder do evangelho não possa redimir! Não há ninguém que tenha afundado tanto que o poder do evangelho não possa resgatar. Não há vida vida tão manchada pelo pecado que o poder do evangelho não possa limpar. “Onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça” (Rom.5:20).

A Bíblia é uma rica tapeçaria de histórias da busca de Deus pela humanidade. Isso nos dá esperança! O Senhor não faz acepção de pessoas. As boas-novas do evangelho são que Deus está em busca de você! Ele o encontrou? Se não, saiba que Ele ainda está à sua procura! Alexander Bryant, RA, Julho/24, p.24-25

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA