Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1 Coríntios 15:19

Esperança é o sentimento que melhor traduz o ano-novo e a expectativa de tudo o que virá pela frente. Ela é a âncora da alma. Não tem barreiras de etnia, cultura ou classe social e está por trás dos desejos e decisões que se multiplicam nestes dias. Segundo alguns estudos, uma pessoa deverá gastar, em média, sete anos de sua vida esperando por algo que nunca vai acontecer. Por isso, mais importante do que ter esperança em alguma coisa, é buscar a esperança certa.

A esperança de alguns está neste mundo. Para gente assim, todos os desejos de ano-novo são daqui, estão aqui e ficarão aqui. Mas nem tudo por aqui é negativo. A família, os amigos, bons líderes e profissionais competentes podem ser um apoio positivo. Porém, a maioria se concentra no quarteto da ilusão: poder, dinheiro, sucesso e prazer.

Positivas ou negativas, as fontes de apoio do mundo nunca oferecem verdadeira esperança. A esperança certa está no Céu. Se houver uma inversão de valores, você acabará frustrado e decepcionado e, segundo Paulo, será a pessoa mais infeliz da Terra. Ellen White diz que a humanidade fracassará em todas as suas tentativas de progresso se “negligenciar a única Fonte de esperança” (Caminho a Cristo, p. 20).

Quando a esperança está no Céu, você encara a vida com outros olhos. Enxerga mais além, vê Deus no comando, entende o valor do sacrifício de Cristo, reconhece a atuação do Espírito Santo e sabe que em breve todo o sofrimento acabará.

A esperança certa não ilude nem decepciona. Ao contrário, como diz John Maxwell, ela “brilha mais quando a hora é mais escura, motiva quando o desânimo aparece, canta quando todas as melodias silenciam, escuta respostas quando ninguém está falando, supera os obstáculos quando ninguém está ajudando, enfrenta dificuldades quando ninguém está se preocupando, sorri confiantemente quando ninguém está sorrindo, tem as respostas quando ninguém está perguntando, ousa dar quando ninguém está repartindo e traz vitória quando todos estão perdendo”.

Ao começar este ano, tenha em mente a frase de um conhecido autor evangélico: Jesus “viveu a vida que não poderíamos viver e recebeu a punição que não poderíamos suportar, para oferecer uma esperança à qual não poderíamos resistir”. Escolha a esperança certa. O Senhor Se encarregará dos resultados.

Erton Kohler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA