Perguntou-lhe Jesus: Que queres que Eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Marcos 10:51

Jesus gostava de usar perguntas. Com elas, levava os ouvintes à ­reflexão, ensinava novas mensagens e revelava a essência do coração das pessoas.

Em Marcos 10, encontramos Jesus em duas situações diferentes, fazendo uma dessas perguntas reveladoras. Em busca de promoção pessoal, Tiago e João procuraram Jesus. Depois de prepararem o caminho, ouviram a pergunta: “Que quereis que vos faça?” (v. 36). A resposta revelou que eles queriam posição de destaque e autoridade num futuro reino do Messias. O Mestre foi firme com os dois e explicou para eles os princípios de Seu reino (v. 39).

Na outra situação, Jesus ouviu os gritos que a multidão não conseguiu silenciar. Era Bartimeu, a quem Jesus dirigiu a mesma pergunta (v. 51). A resposta foi imediata: “Que eu torne a ver.” “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” (v. 52).

Enquanto Tiago e João mostraram a força do egoísmo e a necessidade de repreensão, Bartimeu revelou a intensidade da fé e a necessidade de um Salvador. Os discípulos saíram vazios, tristes e precisando aprender uma lição. Bartimeu saiu curado, elogiado e perdoado.

Neste começo de ano, ao receber de Jesus a mesma oportunidade, qual será sua postura? Ellen White aconselha: “Ao entrares em um novo ano, faze-o com nova resolução de seguir direção progressiva e ascendente. Seja tua vida mais elevada do que tem sido até aqui. Faze que o teu objetivo não seja buscar o próprio interesse e prazer, mas promover o progresso da causa de teu Redentor. Não permaneças numa atitude em que sempre necessites tu mesmo de auxílio, e outros tenham de guardar-te para te conservar no caminho estreito. Podes ser forte para exercer influência santificadora sobre outros. Podes estar em atitude em que o interesse de tua alma se desperte para fazer bem a outros, para consolar os aflitos, fortalecer os fracos e dar teu testemunho em favor de Cristo sempre que se ofereça oportunidade” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 239). Busque a Deus pelo motivo certo e ouça, pela fé, a pergunta que abrirá seus olhos e fará de você um candidato ao trono dos salvos no reino do Céu.

Erton Kohler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB


SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA