Houve peleja no Céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Apocalipse 12:7

Se tivesse que descrever a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que ilustração você usaria: um clube ou um exército? Um piquenique ou um campo de batalha? O capítulo 12 do Apocalipse fornece a pista necessária para uma resposta satisfatória. Essa passagem está no centro do livro e apresenta um cenário de guerra. O conflito ocorre em diferentes momentos da história, com os mesmos protagonistas e diferentes participantes, que interagem no campo de batalha.

A primeira batalha (v. 7-9) ocorre no Céu. De um lado, lutam Miguel e Seus anjos; de outro, o inimigo e seu exército mau. A identidade do grande antagonista de Deus foi revelada como dragão, serpente, diabo, Satanás e enganador. Ele e seus anjos foram derrotados e lançados para a Terra.

A segunda batalha (v. 13) tem como palco a Terra e revela a tentativa do dragão de destruir Cristo logo após Seu nascimento. Toda a vida do Senhor foi marcada por um intenso conflito com o mal, por tentações diversas, oposição, provocação e, finalmente, crucifixão. Porém, em cada luta, Ele foi vitorioso.

A terceira batalha (v. 14) é travada contra a igreja cristã. Nesse tempo, a “mulher”, símbolo profético dos fiéis, é sustentada e protegida diretamente por Deus, durante 1.260 anos, o maior período de opressão que o cristianismo sofreu.

A quarta batalha (v. 17) se dá contra o remanescente de Deus. O dragão está irado e tentando derrotá-lo, usando armas como sedução, imposição e perseguição.

Esse cenário permanente de guerra nos lembra de que:

O inimigo não desiste. Em seu desespero por ocupar o lugar de Deus, Satanás muda suas estratégias e aumenta a pressão, mas não abandona o campo de batalha. Precisamos estar preparados para enfrentá-lo, revestidos com toda a “armadura de Deus” (Ef 6:11, 13).

O Cordeiro é o vencedor. A guerra entre um cordeiro e um dragão parece injusta, mas estamos falando do Cordeiro de Deus, e ninguém pode vencê-Lo nem derrotar Seus seguidores. Por isso, a vitória está anunciada: “O Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele” (Ap 17:14).

No grande conflito, Jesus é o vencedor. Mantenha-se ao lado Dele, e você também fará parte dessa grande vitória.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA