Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que Ele, enviando por intermédio do Seu anjo, notificou ao Seu servo João. Apocalipse 1:1

O livro do Apocalipse entusiasma alguns e apavora outros, mas seu conteúdo é fundamental para entender nossa identidade e o tempo em que vivemos. Por isso, Ellen White recomenda: “As mensagens solenes que foram dadas, em sua ordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar na mente do povo de Deus” (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 302).

A partir do primeiro verso do Apocalipse, podemos entender os dois princípios que servem de base para todo o seu conteúdo.

O objetivo principal: a revelação de Jesus Cristo. A mensagem principal do livro vem Dele, e seu conteúdo é sobre Ele. Jesus é o “Filho do Homem” do capítulo 1; o “Leão da Tribo de Judá” e o “Cordeiro” do capítulo 5; o “Filho Varão” do capítulo 12; e o “Verbo de Deus” do capítulo 19. O livro começa com Ele e termina com Ele.

Apesar de estar cheio de profecias, símbolos e sinais, o Apocalipse não foi escrito para saciar nossa ansiedade e curiosidade sobre o futuro. Seu objetivo é mostrar que, não importa o que aconteceu ou ainda irá acontecer, Jesus está do lado de Seu povo ao longo da história e o sustentará até o fim.

A mensagem principal: Deus está no controle do futuro. Se o futuro estivesse em nossas mãos, haveria uma grande confusão; se estivesse nas mãos de Satanás, ele venceria; se fôssemos simples resultados do destino, nossa vida perderia o significado. Podemos estar seguros de que o futuro está nas mãos de um Deus que nos conhece e sempre faz o que é melhor para nós.

Ao mesmo tempo, o Apocalipse é o livro da grande esperança. No primeiro capítulo, apresenta Aquele que “há de vir”. No último, repete três vezes a certeza deixada por Jesus: “Virei outra vez”.

O Apocalipse não é apenas um livro de profecias, mas a revelação do amor e cuidado de Deus. Não tenha medo de seus símbolos, pois eles apontam para o estabelecimento definitivo do reino de Deus e de Sua justiça eterna. Permita que Jesus Se revele a você no Apocalipse. Assim, a esperança será renovada em seu coração.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA