Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.  Salmo 119:1

O Salmo 119 apresenta a alegria e felicidade que vem à pessoa que toma a lei de Deus como conselheira e guia. O salmo é acróstico e consiste em 22 seções que representam as 22 letras do alfabeto hebraico; cada seção contem oito versos.

1- ALEF (1a. letra do alfabeto hebraico (V.1-8):

  • Você é bem-aventurado quando se mantem na rota, caminhando firme na estrada revelada pelo  Senhor, através de Sua lei. Quando guarda os Seus testemunhos e O busca de todo coração. Não são desamparados jamais.

2- BETH 2a. letra (v.9-16):

  • Se quer manter puro o seu caminho, então busque a Deus de todo coração; não se desvie de Seus mandamentos. Esconda a Sua palavra no coração, para não pecar contra Deus. Medita nos Seus preceitos, e respeita as Seus caminhos.

3- GUÍMEL (v.17-24):

  • Sê generoso comigo, e viverei uma vida plena; nem por um minuto tirarei os olhos do teu caminho. Abre os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra, a minha alma deseja os teus juízos. Repreenda os soberbos que não obedecem os teus mandamentos, os que se assentam para fofocar. Estou ocupado em ponderar sobre os teus estatutos. Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

4- DÁLETH (v.25-32):

  • Estou me sentindo muito mal. Põe-me de pé outra vez, conforme prometestes. Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. Faze-me entender os teus preceitos. A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. Buscarei teus mandamentos, pois aumentam o meu entendimento.

5- HE (v.33-40):

  • Ensina-me o caminho dos Teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e observarei tua lei de todo coração. Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Desvia os meus olhos da vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.

6- VAV (v.41-48):

  • Venham sobre mim as tuas misericórdias, e a tua salvação. Assim responderei ao que me afronta, pois confio na tua palavra. E não a tires da minha boca, pois espero nos teus juízos. Observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente. Também testemunharei perante os reis, e não me envergonharei. E recrear-me-ei em teus mandamentos e meditarei nos teus estatutos.

7- ZAIN (v.49-56):

  • Lembra-te da palavra que me destes. Na minha aflição a tua palavra me vivificou. Os soberbos zombaram de mim; contudo não me desviei da tua lei. Fiquei indignado por causa dos ímpios que abandonam a tua lei. Os teus estatutos têm sido os meus cânticos. Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, e observei a tua lei, guardei os teus mandamentos.

8- HET (v.57-64):

  • O Senhor é a minha porção; eu observarei as tuas palavras. Tem piedade de mim. Considerei os meus caminhos, e voltei para os teus testemunhos. Apressei-me, e não me detive. Bandos de ímpios me despojaram, mas eu não me esqueci da tua lei. À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos. Sou companheiro dos que te temem e guardam os teus preceitos..

9- TETH (v.65-72):

  • Sê bondoso para com teu servo, ó Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me a ter bom senso: estou comprometido em seguir teu caminho. Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Ensina-me os teus estatutos. Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.

10- YOD (v.73-80):

  • Com tuas mãos me formastes; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos. Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra. Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste. Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia. Confunda os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa; mas eu meditarei nos teus preceitos. Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.

11- KAF (v.81-88):

  • Tenho saudade de casa, aguardando a tua salvação. Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; até quando devo aguardar teu conforto? Meus olhos queimam e lacrimejam, contudo não me esqueço dos teus estatutos. Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem? Os que me cavaram covas. Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me. Eu não deixei os teus preceitos. Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca .

12-LÂMED (v.89-96):

  • Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece. A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Todos somos teus servos. Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me vivificam. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.

13- MEM (v.97-104):

  • Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.  Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.

14- NUN (v.105-112):

  • Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Jurei, e o cumprirei, os teus justos juízos. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra. Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos. Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre.

15- SAMECH (v.113-120):

  • Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei. Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus. Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade. O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.

16- AIN (v.121-128):

  • Defendo a justiça e o direito, por isso não me deixes à mercê dos opressores. Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam. Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos. Dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos. Por isso amo os Teus mandamentos mais do que o ouro refinado, odeio toda falsa vereda.

17 – PÊ (v.129-136):

  • Maravilhosos são os teus testemunhos; como eu poderia deixar de obedecer? A tua palavra dá luz e entendimento aos símplices. Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos. Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome. Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos. Tenho chorado rios de lágrimas, porque não guardam a tua lei.

18- TSADÊ (v.137-144):

  • Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos. Com justiça, nos enisnas a viver fiéis a ti em todo tempo. O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos ignoram os teus mandamentos. A tua palavra é pura, e eu a amo. Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos. A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Os teus mandamentos são o meu prazer. Dá-me inteligência, e viverei.

19- QOF (v.145-152):

  • Clamei de todo o meu coração; “Escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos”. Salva-me, e guardarei os teus testemunhos. Acordei antes do nascer do sol e clamei; esperei na tua palavra. Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo. Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

20- RESH (v.153-160):

  • Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei. Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. Muitas são, ó Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos. Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos. Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade. A tua palavra é a verdade desde o princípio, e os teus juízos duram para sempre.

 21- SHIN (v.161-168):

  • Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra. Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei. Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça. Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente. Todos os meus caminhos estão diante de ti.

22- TAV (v.19-176):

  • Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra. Livra-me segundo a tua palavra. Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos. Todos os teus mandamentos são justiça. Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é o meu prazer. Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Os mandamentos de Deus são retos em si mesmos, eles são a essência da justiça. “A lei é santa; e o mandamento, santo, justo, reto, e bom” (Romanos 7:12). Esta lei é a transcrição do santo e justo caráter de Deus. Devemos modelar nossa vida conforme seu padrão. Ao ser humano foi dada a liberdade de escolha (Deuteronômio 30:19). Felizes os que, como Davi, escolhem os preceitos de Deus como guia.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA