Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miqueias 6:8

A cada fim de ano, fala-se muito em expectativas. Elas vão do governo à família; das férias ao trabalho; da saúde às emoções; do relacionamento com as pessoas ao relacionamento com Deus. Quais são as suas expectativas para 2020? Você está preparado para o melhor ou está com medo do pior?

E o que você espera de Deus para o novo ano? Aproveite a motivação destes dias para apresentar suas expectativas “Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Ef 3:20). E as expectativas de Deus estão em sua lista de prioridades? Elas são muito simples, mas ao mesmo tempo profundas.

O profeta Miqueias resumiu o que Deus espera de nós e apresentou isso a um povo espiritualmente confuso e que não sabia como agradar a Deus. Queriam oferecer bezerros de um ano, milhares de carneiros, ou até dez mil ribeiros de azeite. Chegaram a pensar em entregar seus primogênitos (ver Mq 6:6, 7). Porém, o profeta deixou de lado os sacrifícios e as doações e foi direto às intenções do coração, onde realmente estão as três expectativas de Deus (ver v. 8). Ele espera que:

“Pratiques a justiça”. Mais do que receber a justiça de Cristo, precisamos oferecer justiça ao tratar as pessoas. Falar a verdade, honrar as promessas, viver com integridade, ser fiel nos relacionamentos, tratar a todos com respeito e agir com equilíbrio.

“Ames a misericórdia”. Assim como Deus nos dá a misericórdia que não merecemos, também precisamos oferecê-la às pessoas. Ajudar os que sofrem, perdoar os que caem, tolerar os reincidentes e controlar o próprio temperamento.

“Andes humildemente com teu Deus”. Ele não pede ações espetaculares que todos poderão aplaudir, mas atitudes humildes que apenas o Senhor pode retribuir. O Senhor deseja que tenhamos menos orgulho, competição, crítica e exaltação.

Peça a Deus para que você tenha condições de cumprir as expectativas Dele. Elas darão sentido, significado à sua vida e tornarão possíveis os desejos legítimos de seu coração.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA