O meu servo Davi será seu rei, e terão um só pastor. Seguirão as minhas leis e obedecerão aos meus decretos. Ezequiel 37:24

Em Ezequiel 37, com o quadro da ressurreição a partir de ossos secos, revive a esperança de Israel. A junção de dois pedaços de madeira mostra a incorporação de Israel e Judá em uma só nação, e um só rei, complementada pela promessa do reino do Messias.

O vale dos ossos secos (v.1-14):
A mão do Senhor veio sobre mim, e Seu Espírito me levou a um vale cheio de ossos. Me conduziu por entre os ossos, que cobriam o fundo do vale, espalhados por toda parte e completamente secos. Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Então Ele me disse: Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ouçam a palavra do Senhor! Darei folego (ruach) a vocês, e voltarão à vida. Porei  carne e músculo e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e viverão. Então saberão que eu sou o Senhor.
Enquanto profetizava conforme a ordem recebida, houve um barulho de ossos batendo uns contra os outros, e os ossos de cada corpo se juntavam. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não respiravam. Então Ele me disse: “Profetize aos ventos. Diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: “Ó fôlego venha dos quatro ventos, e sopre nesses corpos, para que vivam”. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles. Todos voltaram a vida e se levantaram, formando um grande exército.
Então Ele me disse: Filho do homem, estes ossos representam o povo Israel. Eles dizem: “Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados”. Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E quando eu abrir os seus túmulos do exílio e os fizer sair deles, então os trarei de volta à terra de Israel, e vocês saberão que eu sou o Senhor. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e fiz o que prometi. Palavra do Senhor.
Israel e Judá serão reunidos (v.15-28):
Disse o Senhor: Fi­lho do homem, escreva num pedaço de madeira: “Isto representa Judá e suas tribos”. Depois escreva noutro pedaço de madeira: “Isto representa Efraim, e as tribos do norte de Israel.” Junte-as em sua mão como se fosse apenas uma madeira. Quando os seus compatriotas lhe perguntarem: “O que significa isso?” Diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Pegarei Efraim e as tribos do norte, suas irmãs, e vou juntá-las à Judá. Assim farei delas um único pedaço de madeira em minha mão.
Segure diante dos olhos deles os pedaços de madeira e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Tirarei os israelitas das nações para onde foram. Vou ajuntá-los e trazê-los de volta à sua própria terra. Eu os farei uma única nação na terra, nos montes de Israel. Haverá um único rei, e nunca mais serão duas nações. Não se contaminarão mais com seus ídolos detestáveis, nem com suas transgressões, pois eu os salvarei de todas as suas apostasias pecaminosas e os purificarei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Meu servo Davi será seu rei, e terão um só pastor. Seguirão as minhas leis e obedecerão aos meus decretos. Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra de seus antepassados. Eles e seus filhos e netos viverão ali para sempre, e Davi será o seu líder. Farei com eles uma aliança de paz e eterna. Os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Então, quando isso ocorrer, as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel.

Novamente, Deus apresenta promessas que não se cumpriram, pelo total desinteresse do povo em abandonar a idolatria e se voltar para Ele. Na visão dos ossos secos ilustrava como Israel, que se encontrava espalhado e sem esperança seria reavivado e restaurado. E na visão dos dois pedaços de madeira, representava a união da nação de Israel e Judá em uma única nação, tendo um único rei, o Messias. Hoje a nação de Israel é uma só, e tem um único presidente, mas o plano de Deus foi apresentado para aquele tempo, quando estavam exilados em Babilônia, e se cumprirá em um tempo futuro, quando Cristo voltar para nos buscar e implantar o seu reino eterno.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA