Vocês não deviam fazer aliança alguma com os habitantes desta terra, mas sim destruir seus altares. Por que vocês desobedeceram a minha ordem? Juízes 2:2

Juízes 2 trata de diversos assuntos, tendo como pano de fundo a idolatria. Primeiro o Anjo do Senhor, após falar ao povo que os havia tirado do Egito, e os trouxe para esta terra boa, os repreende por terem abandonado a aliança feita com Abraão e Moisés. Avisa que não mais irá a frente abrindo caminho para vitórias sobre os seus oponentes. O povo chorou muito, mas após a morte de Josué e os demais líderes antigos, deixaram de servir ao Senhor (v.1-9).

Surgiu uma nova geração, que, provavelmente, por falta de orientação de seus pais, não conheciam ao Senhor e serviram às imagens de Baal, tal qual o povo ao seu redor faziam, com isso provocando a ira do Senhor. Deus então permitiu que essas nações subjugassem a Israel (v.10-15).

Deus, em Sua misericórdia, enviava juízes para livrar o povo, mas eles não os ouviam e se prostituíam adorando outros deuses. O Senhor estava com os juízes que levantava, por compaixão do povo, mas quando o juiz morria, eles voltavam a seus caminhos corruptos. Por isso a ira do Senhor ardeu contra Israel. Ele não mais expulsaria as nações inimigas (v.16-23).

Por mais que Deus procurasse ajudar o Seu povo, eles não faziam o menor esforço para abandonar a idolatria. Sofriam mas não percebiam que isso se devia por terem abandonado o único e verdadeiro Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA