Quando os israelitas pediram socorro ao Senhor, ele levantou um libertador para salvá-los. – Juízes 3:9

Juízes 4 apresenta as nações que ficaram em Canaã, e os três primeiros juízes de Israel. Deus permitiu que os filisteus, cananeus, sidônios e os heveus permanecessem em suas terras, para provar Israel, para ver se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor tinha dado a seus antepassados por meio de Moisés. Mas se relacionando com essas nações, inclusive casando os seus filhos. Assim acabaram servindo aos deuses deles (v.1-6).

Por fazer o que era mau aos olhos do Senhor foram entregues a Cusã Ristaim, e o serviram por 8 anos. Quando pediram socorro ao Senhor, Ele levantou um libertador para salvá-los. Otoniel, genro de Calebe, guerreou contra o rei de Arã, e o derrotou, pois o Senhor o entregou em suas mãos. Houve paz na terra durante os 40 anos em que Otoniel foi juiz (v.7-11).

Voltaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e Deus os entregou a Eglom, rei de Moabe. Eles tomaram Jericó, e submeteram os israelitas por 18 anos. Ao pediram socorro ao Senhor, Ele enviou um libertador para salvá-los – Eúde, homem canhoto, da tribo de Benjamim. Quando ele foi levar o tributo devido ao rei, pediu para falar em particular com o rei, e quando a sós, Eúde pegou um punhal que levava preso a sua coxa, e matou Eglom. Fugiu dali e chamou o povo para guerrear. Eúde disse: “Sigam-me, pois o Senhor entregou Moabe em suas mãos”. Israel derrotou Moabe, e houve paz na terra durante 80 anos (v.12-30).

Sangar, libertou Israel, após a morte de Eúde, mas não chegou a ser reconhecido como um juiz. Ele matou 600 filisteus com um ferrão de conduzir bois (v.31).

O povo era e continua sendo muito volúvel, se voltando para Deus apenas quando se veem em apuros. Uma vez libertos, voltam para seus hábitos pecaminosos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA