E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. – Neemias 2:18

Em Neemias 2, ao servir vinho ao rei Artaxerxes, este logo notou a tristeza no rosto de Neemias, pois ele nunca antes estivera triste diante do rei. Temendo por sua sorte, explicou ao rei o motivo da tristeza: “Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?”. Como Deus estava na direção, logo o rei perguntou: “O que você deseja que eu faça?”, e Neemias orou a Deus e disse: “peço-te que me envies a Judá, para reedificar a cidade”. Quanta ousadia a de Neemias, quanta certeza de que o SENHOR estava na direção (v.1-5).

Então o rei concordou, depois de perguntar “quanto tempo você ficará ausente?”. Neemias pediu cartas aos governadores dalém do Eufrates, para que permitissem passar e entrar em Judá, e também para Asafe, administrador da floresta real, para que desse madeira para a reconstrução, e o rei atendeu, “porque a boa mão de meu Deus era comigo” (v.6-8).

O rei também enviou oficiais do exército e cavaleiros para escoltar Neemias. Ele chegou a Jerusalém, e durante 3 noites, vistoriou os muros da cidade, sem dizer a ninguém ao que viera. Depois de seu levantamento da situação, reuniu a liderança da cidade e disse: “Vocês sabem muito bem da terrível situação em que estamos. Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém e acabar com essa vergonha!” O povo se animou e se prontificou a edificar a cidade. (v.9-18).

Neemias ainda enfrentou a zombaria dos inimigos, Sambalate, Tobias e Gesém, que se opunham a reconstrução da cidade. Ele continuou firme em seus propósitos e declarou: “o Deus dos céus nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém” (v.19-20).

Neemias tinha um firme propósito e certeza, de que a cidade seria reedificada, pois Deus estava com eles nessa obra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA