Esta é a lista dos reis que Josué e os israelitas derrotaram a oeste do rio Jordão. – Josué 12:7

Em Josué 12, temos a lista dos reis derrotados por Israel, tanto a leste do Jordão, sob o comando de Moisés, como a oeste do Jordão, sob o comando de Josué. Este capítulo é um resumo dos capítulos anteriores onde são dados maiores detalhes sobre as batalhas que tiveram que travar contra as nações idolatras.

Do lado leste do Jordão, foram derrotados e mortos: Seom, rei dos amorreus, e Ogue, o rei de Basã, o último dos refains, que dominavam um vasto território. Essas terras foram repartidas entre as tribos de Ruben, Gade e a meia tribo de Manassés (v.1-6).

A oeste do Jordão, foram 31 reis derrotados, cujo território abrangia desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, em direção a Seir. Nessa região viviam os hititas, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e os jebuzeus. (v.7-24).

Uma por uma foram tomadas as cidades. A guerra continuou por vários anos, mas ao terminar achava-se Josué senhor de Canaã. “E a terra repousou da guerra (11:23).” Embora o poderio dos cananeus houvesse sido quebrado, não tinham eles sido totalmente desapossados. Os filisteus ainda conservavam uma planície fértil ao longo da costa marítima, enquanto ao norte deles estava o território dos sidônios. O Líbano também estava de posse deste último povo; e, ao sul, na direção do Egito, a terra estava ocupada pelos inimigos de Israel.

Josué não devia entretanto continuar a guerra. Havia outro trabalho a realizar, antes que deixasse o comando de Israel. A terra inteira, tanto as partes já conquistadas, como as que ainda não se achavam subjugadas, devia ser repartida entre as tribos. E era o dever de cada tribo conquistar por completo sua própria herança. Se fossem fiéis a Deus, Ele repeliria seus inimigos de diante deles; e prometeu-lhes ainda maiores possessões se tão-somente fossem fiéis ao Seu concerto.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA