“Assim diz o Senhor: “Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele””. Aborrecido e irritado, Acabe voltou para o seu palácio em Samaria. I Reis 20:42-43

Em I Reis 20, mesmo o rei Acabe fazendo tudo que não era do agrado do SENHOR, Deus ainda lhe deu oportunidades para se arrepender e se voltar para Ele. Ben-Hadade, rei da Síria, com seu grande exército, e o apoio de mais 32 reis aliados, sitiou a Samaria e intentava levar toda prata, ouro, as mulheres e os melhores dos filhos de Israel. Acabe, a principio, concordou. Mas, quando Ben-Hadade disse que enviaria seus oficiais para entrar em cada casa e levar tudo de valor, Acabe ficou indignado, e disse que isso não permitiria (v.1-9).

Deus enviou um profeta para lhe falar: “hoje entregarei nas tuas mãos, essa grande multidão, e saberás que eu sou o SENHOR”. Acabe e seu exército saíram a luta e foram vitoriosos, conforme o profeta lhe falara. Este ainda lhe falou: “Prepare-se para outro ataque, pois o rei da Síria voltará na virado do ano” (v.10-22).

Na virado do ano Ben-Hadad reestruturou o seu exército e voltou, agora nas planícies. Acabe e seu exército eram como dois pequenos rebanhos de cabras, contra uma grande multidão. Novamente o profeta orienta Acabe e lhe diz: “toda essa grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o SENHOR”. Nova vitória de Israel, e Ben-Hadade pede por clemência, e Acabe, ao invés de aniquilar o rei sírio conforme orientação do profeta, faz aliança com ele (v.23-34).

O profeta procura por Acabe e o repreende por não ter obedecido a Deus, e lhe diz: “Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele”. Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria (35-43).

Acabe selou o seu destino. Não aproveitou as oportunidades que Deus va lhe dera para O reconhecer como o Deus verdadeiro. Não despreze as oportunidades e convites que Deus lhe apresenta.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA