Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4:14

Mananciais são corpos de água usados para o abastecimento populacional. Rios, represas e nascentes estão entre essas fontes que propiciam subsistência para quem se beneficia delas. Por conta de seu valor incomparável, os mananciais podem representar a riqueza da salvação.

No diálogo com a mulher samaritana, Jesus lhe disse que sua conversão faria de sua existência uma fonte a jorrar para vida eterna. Em outras palavras, o Senhor garantiu que a aceitação Dele significa ter acesso ao manancial inesgotável da graça.

Seguindo essa belíssima metáfora, Robert Robinson compôs um dos hinos mais amados da história do cristianismo. “Manancial de Toda a Bênção” apresenta a certeza de que os dons de Deus nunca cessam (Hinário Adventista, no 214).

Robinson nasceu em 1735, filho de uma família muito humilde. Com 14 anos, sua mãe o enviou a Londres para que ele aprendesse a profissão de barbeiro. Após a morte do pai, Robert se tornou alcoólatra e passou a viver de modo depravado. Depois de assistir às reuniões do grande evangelista George Whitefield, entregou a vida a Jesus e decidiu ser um pastor. “Manancial de Toda a Bênção” é resultado de sua confiança no amor de Deus e na certeza de que as fontes do pecado não podem satisfazer o coração.

Jesus é o verdadeiro manancial. Foi Ele quem inspirou Robinson a escrever esse hino. Nessa poesia poderosa, somos lembrados de que não importa o quanto estejamos afundados na lama do pecado, frustrados ou desapontados, podemos confiar em Jesus. Não se esqueça de que “Satanás treme e foge diante da mais débil pessoa que se refugia nesse nome poderoso” (O Desejado de Todas as Nações, p. 131).

O Senhor pode resgatar, levantar e dar a qualquer pessoa uma nova oportunidade. Ele não consulta seu passado para determinar seu futuro. Mesmo que você esteja fraco ou ferido, está nas mãos de um “Deus benévolo, amoroso e zeloso, […] a maior Fonte de todo o conforto e consolo, o inesgotável manancial da graça” (Orientação da Criança, p. 149).

Recorra hoje a Jesus, a infinita fonte da salvação. Nele você encontrará descanso para o coração e saciará sua sede de vida eterna.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA