Não houve ninguém que tenha se vendido tão completamente para fazer o que é mau aos olhos do Senhor, como Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel. I Reis 21:25

Em I Reis 21, Acabe quer uma vinha que ficava ao lado de seu palácio, em Jezreel. Essa vinha pertencia a Nabote, e era herança de seus pais. Acabe tentou comprá-la ou trocar por uma melhor, mas Nabote não aceitou porque queria tê-la como recordação de seus pais (v.1-3).

Acabe foi para casa, como uma criança amuada, e Jezabel, sua esposa disse que iria resolver o problema bem ao seu estilo. Mandou cartas em nome do rei, para que os líderes locais contratassem falsas testemunhas, e assim fez com que Nabote fosse morto apedrejado, como se ele tivesse blasfemado contra Deus e o rei (v.8-13). 

Com a morte de Nabote, Jezabel avisa o rei de que o caminho estava livre para ele possuir a vinha tão desejada. Acabe, agora feliz, foi tomar posse das terras, mas Deus estava atento a tudo e mandou Elias, o profeta, dar um recado para o rei. O profeta foi recebido como “meu inimigo”. Falou sobre a morte de Acabe e de Jezabel, e que a carne de ambos serviria de alimento para os cães e para as aves, pois ninguém se vendera para fazer o que era mau perante o SENHOR, como Acabe, influenciado por Jezabel (v.14-26).

Mas uma coisa inesperada aconteceu, pois Acabe se humilhou perante Deus, e o SENHOR, em Sua infinita misericórdia, resolveu abrandar um pouco a forma da morte de Acabe (v.27-28). 

Muitas vezes não compreendemos esse amor de Deus para com o ser humano, apesar de todos os erros que cometemos. Havendo humilhação e arrependimento de nossa parte, Deus está sempre pronto a nos perdoar, mas precisamos arcar com as consequências de nossas escolhas. Pense nisto, e volte-se para Deus o quanto antes. Ele te ama.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA