Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.  Ezequiel 39:29

Em Ezequiel 39, Deus apresenta o juízo sobre Gogue,  seu sepultamento no Vale dos Viajantes, e o banquete das aves e animais ferozes. Israel, após ser castigado por seus pecados, será novamente restaurado com favor eterno. Este capítulo é uma sequência do capítulo 38.

O massacre das multidões de Gogue (v.1-10):
Filho do homem, profetize contra Gogue e diga: Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra você, ó Gogue, príncipe de Meseque e Tubal. Farei você dar a volta  e o trarei do extremo norte e o enviarei contra os montes de Israel. Então derrubarei seu arco da mão esquerda e suas flechas da sua mão direita. Nos montes de Israel cairão: você e todas as suas tropas e aliados. Os darei como comida a todo tipo de ave que come carniça (abutres) e aos animais do campo (chacais). Cairá em campo aberto, pois eu falei, diz o Senhor.  Mandarei fogo sobre Magogue e sobre aqueles que vivem em segurança nas regiões costeiras, e eles saberão que eu sou o Senhor.
Farei conhecido o meu santo nome no meio de Israel, o meu povo. Não deixarei que o meu nome seja profanado, e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo de Israel. Esse dia de julgamento virá conforme falei! Palavra do Soberano Senhor.
Então os que morarem nas cidades de Israel sairão e usarão armas como combustível e as queimarão: escudos pequenos e grandes, arcos e flechas, bastões de guerra e as lanças. Haverá combustível suficiente para sete anos. Não precisarão cortar lenha nos campos nem nas florestas, porque usarão as armas como combustível. E eles despojarão os que os despojaram e saquearão os que os saquearam. Palavra do Soberano Senhor.
O sepultamento de Gogue (v.11-16):
Naquele dia prepararei um enorme cemitério para Gogue e seus aliados, no vale dos Viajantes, a leste do Mar Morto. Ele bloqueará o caminho dos viajantes. Será chamado vale de Hamom-Gogue (Multidões de Gogue). Israel levará 7 meses para sepultar os corpos e purificar a terra. Todos ajudarão a sepulta-los, e o dia em que eu for glorificado será para eles um dia memorável. Palavra do Senhor.
Depois dos sete meses serão contratados homens para percorrerem a terra e sepultar ­os que ainda restarem. E assim a terra será purificada. Onde encontrarem ossos, colocarão um sinal para que os coveiros o sepultem no vale de Hamom-Gogue. (Haverá ali uma cidade chamada Hamoná (multidão)). E assim purificarão a terra.
O grande sacrifício do Senhor (v.17-24):
Filho do homem, assim diz o Senhor: Chame todas aves e animais selvagens e diga-lhes: Reúnam-se para o meu grande banquete sacrificial. Ali vocês comerão carne e beberão sangue dos poderosos e dos príncipes da terra como se fossem carneiros, cordeiros, bodes e novilhos, todos eles animais gordos de Basã. Comam até se empanturrar e bebam até se embriagar: comam cavalos e cavaleiros, homens poderosos e soldados de todo tipo. Palavra do Senhor.
Exibirei a minha glória entre as nações, e todas verão o castigo que trouxe sobre eles e o poder de minha mão. Da­quele dia em diante Israel saberá que eu sou o Senhor, seu Deus. As nações saberão porque  Israel foi enviada para o exílio: por sua iniquidade, e infidelidade a seu Deus. Por isso me afastei deles e os entreguei nas mãos de seus inimigos, e eles caíram à espada. Escondi deles o meu rosto e os castiguei por causa de sua impureza e de seus pecados.
Restauração do povo de Deus (v.25-29):
Por isso trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome. Eles se esquecerão da vergonha por que passaram e de toda a infidelidade que mostraram para comigo enquanto viviam em segurança em sua terra, sem que ninguém lhes causasse medo. Quando eu os trouxer de volta das nações e os  ajuntar dentre as terras de seus inimigos, eu me revelarei santo por meio deles à vista de muitas nações. Então saberão que eu sou o ­Senhor seu Deus, pois, embora os tenha enviado para o exílio, eu os reunirei em sua própria terra, sem deixar nenhum para trás. Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a nação de Israel. Palavra do Soberano Senhor.

O reavivamento de Israel teria sido acompanhado por um grande derramamento do Espírito. Este poder prometido teria capacitado os judeus a evangelizar rapidamente o mundo e a se preparar para a vinda do Messias. Mas agora esta promessa fica para o Israel espiritual, os servos de Deus neste tempo final da história do mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA