Pois é grande a ira do Senhor com as nações; está furioso com todos os seus exércitos e as destruirá por completo, ele as condenará a matança. Isaías 34:2

Em Isaías 34, o profeta apresenta os juízos com que Deus vinga Seu povo, a desolação que virá sobre os inimigos de Israel e a certeza do cumprimento das profecias.
Deus vingará Israel (v.1-4):

Aproximem-se, nações, e escutem: prestem atenção, ó povos! Que o ouçam a terra e tudo o que nela há, o mundo e tudo o que dele procede! O Senhor está indignado contra todas as nações; sua ira está contra todos os seus exércitos. Ele os destruirá totalmente, ele os entregará à matança. Seus mortos serão lançados fora e os seus cadáveres exalarão mau cheiro; os montes se encharcarão do sangue deles. As estrelas dos céus (o sol, a lua e as estrelas) serão todas dissolvidas, cairão do céu, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o exército celeste (as estrelas) cairá como folhas secas da videira e da figueira.

A sentença contra Edom (v.5-17):

Quando minha espada embriagar-se nos céus, saibam que ela descerá para julgar Edom, povo que condenei à destruição. A espada do Senhor está banhada em sangue, coberta de gordura, sangue de cordeiros e de bodes, gordura dos rins de carneiros. Pois o Senhor exige sacrifício em Bozra e grande matança em Edom. Até homens fortes como os bois morrerão, tanto os mais jovens como os mais velhos. A terra deles ficará ensopada de sangue, e o pó se encharcará de gordura.

Pois o Senhor terá seu dia de vingança, um ano de retribuição, para defender a causa de Sião. Os riachos de Edom se transformarão em piche, e a terra ficará coberta de fogo e enxofre. Não se apagará de dia nem de noite; sua fumaça subirá para sempre. De geração em geração ficará abandonada; ninguém voltará a passar por ela.

A coruja-do-deserto e o mocho a possuirão; o corujão e o corvo farão nela os seus ninhos. Deus estenderá sobre Edom o caos como linha de medir, e a desolação como fio de prumo. Seus nobres nada terão ali que possa chamar-se reino, e todos os seus líderes desaparecerão. 

Espinhos tomarão de assalto as suas cidadelas; urtigas e sarças cobrirão as suas fortalezas. Será um antro de chacais e moradia de corujas. Criaturas do deserto se encontrarão com hienas, e bodes selvagens balirão uns para os outros; ali também descansarão as criaturas noturnas e acharão para si locais de descanso. Ali a coruja fará ninho; chocará os filhotinhos e os cobrirá com suas asas; os falcões também se ajuntarão ali, cada um com o seu par.

Procurem no livro do Senhor e vejam o que Ele fará. Nenhum desses animais faltará; nenhum deles ficará sem par. Pois foi a sua boca que deu a ordem, e o seu Espírito os ajuntará. Ele designa as porções de cada um; sua mão os distribui por medida. Eles se apossarão dela para sempre, e ali habitarão de geração em geração.

A mensagem de Isaías neste capítulo não é apenas para Judá, mas para todas as nações e para todas as épocas. Isaías descreve o terrível e triste destino dos ímpios, tanto nos seus dias quanto no fim dos tempos. Ele contempla o grande dia da matança, quando os ímpios serão mortos e seus corpos ficarão espalhados como os do exército de Senaqueribe. Edom representa os inimigos dos fiéis, com frequência, ele foi o mais cruel e impiedoso dos inimigos de Judá. Ainda há tempo para arrependimento e entrega ao Senhor. Venha para Cristo!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA