Seja fiel até a morte, e Eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2:10, NVI

Em novembro de 2013, minha esposa e eu visitamos a estátua de bronze de Hachiko em frente à estação de trem Shibuya em Tóquio, Japão. A estação e a estátua trouxeram à nossa memória as cenas tocantes do filme “Sempre ao Seu LadoA história que inspirou o filme começou em 1924, quando Hidesburo Ueno, professor de Agricultura na Universidade de Tóquio, levou para casa o cão Hachiko para ser seu animal de estimação. A partir de então, Hachiko ia correndo até a estação próxima de Shibuya, dando as boas-vindas ao dono com toda alegria, quando este voltava do trabalho.

A rotina diária continuou até maio de 1925, quando o professor Ueno teve uma hemorragia e faleceu. Ao longo de mais de nove anos após a morte de Ueno, Hachiko ia à estação todos os dias na hora exata em que seu dono deveria chegar. Algumas pessoas até o maltratavam, mas ele não desistia. No dia 8 de março de 1935, Hachiko morreu, deixando um terno exemplo de fidelidade incondicional.

Naquele lugar turístico e histórico, vários pensamentos cruzaram minha mente: Por que o cão permaneceu tão comprometido com seu falecido dono pelo resto da vida? Por que nós, seres humanos, quebramos com tanta facilidade os votos conjugais, elos de amizade e até mesmo nosso relacionamento pessoal com Deus? Por que, dentro da igreja, cantamos livremente hinos de compromisso total com Deus, mas, ao mesmo tempo, nosso estilo de vida e comportamento não condizem com a fé que professamos?

Por sermos pecadores, temos a tendência de nos importar mais conosco e com as próprias preocupações do que com os outros e seus sentimentos. A história de Hachiko é um símbolo eloquente de negação do eu, fidelidade e compromisso com os outros. Ela deveria nos inspirar a permanecer física e emocionalmente fiéis ao cônjuge; a cultivar os vínculos familiares e sociais; e, acima de tudo, a dar “a Cristo o primeiro, o último e o melhor lugar em tudo” (Test.Igreja, vol. 5, p. 459).

Como nosso mundo seria diferente se fôssemos menos egocêntricos, mais solícitos e mais fiéis! Adam Clarke declarou: “Se você for fiel, terá uma honra que provém de Deus: seu Espírito dirá, dentro de nosso coração, ‘Bem está, servo bom e fiel’” (The Preacher’s Manual [Manual do Pregador], p. 11). E mais: no dia final, você ouvirá do próprio Senhor: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34). Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA