Por volta da meia-noite, […] oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. Atos 16:25

Como pastor distrital, uma das mais interessantes histórias que ouvi de candidatos ao batismo foi a de uma irmã, moradora da região sul de São Paulo. Ela disse que a motivação para conhecer a igreja se deu pela atitude de um irmão que pulou o muro de sua casa.

Achei estranho e fiz mais perguntas. Foi então que ela me contou sobre seu filho envolvido com drogas e as crises que eles tinham em casa. Seu coração foi tocado num dia de grande confusão, quando seu filho estava destruindo o que via.

Um membro de nossa igreja, que passava em frente, ouviu o barulho e pulou o muro de mais de dois metros para ajudar. Acalmou a situação e orou com eles. Ela ficou muito impressionada. “Se ele foi capaz de pular o muro e enfrentar meu filho drogado para ajudar minha família, é um cristão de verdade”, pensou. A partir de então, começaram a estudar a Bíblia.

Esse não é um método de testemunho convencional. Normalmente, em nossos programas de capacitação, ensinamos sobre amar pessoas e servir à comunidade, mas não orientamos ninguém a entrar numa casa sem permissão. No entanto, muitas vezes, Deus atua fora de hora e lugar.

Isso me lembra a história de Paulo e Silas, quando estavam presos em Filipos. Tinham sofrido acusação, agressão e condenação (At 16:19-40). Porém, quando chegaram à prisão, em vez de gritar, brigar ou mesmo se defender, começaram a cantar e orar. E o mais interessante é que faziam isso por volta da meia-noite. O sofrimento não os impediu de testemunhar de maneira profunda e envolvente, a tal ponto que os outros presos se interessaram.

Será que à meia-noite era a melhor hora para cantar num ambiente público? A prisão era o melhor lugar? Eles não escolheram hora nem lugar, apenas aproveitaram a oportunidade para dar seu testemunho. O resultado dessa atitude fora de hora e lugar foi um terremoto e o batismo do carcereiro e de sua família.

O Espírito de Deus não escolhe circunstâncias para agir. Testemunhe sempre com respeito e carinho, mas sem ficar preso às limitações de tempo e espaço. Como aconteceu com Paulo e Silas, Deus também vai quebrar muralhas, paredes e corações para você.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA