Porque todo primogênito é meu; desde o dia em que feri a todo primogênito na terra do Egito, consagrei para mim todo primogênito em Israel, desde o homem até ao animal; são meus. Eu sou o SENHOR. – Números 3:13

Em Números 3, depois que Moisés terminou de fazer o censo entre o povo, dos homens com idade entre 20 e 50 anos, Deus o orienta para fazer o censo com os levitas (v.15), para que seja feita a distribuição dos serviços dos mesmos, sob o comando de Arão e seus filhos (v.9), mas determinadas atividades, apenas Arão e seus filhos poderiam fazer (v.10). Deus mandou contar todos os levitas de um mês para cima.

  • de Gerson foram 7.500 (v.22), e deveriam ficar acampados atrás do tabernáculo, ao ocidente. Também receberam a incumbência quanto a parte deles na montagem, desmontagem e transporte de algumas parte do tabernáculo (v.25-26);
  • de Coate foram 8.600 (v.28), e deveriam ficar acampados no lado sul do tabernáculo, e teriam a responsabilidade pelo transporte da arca, a mesa, o candelabro, os altares, e mais alguns itens (v.31);
  • de Merari foram 6.200 (v.34), e deveriam ficar acampados no lado norte do tabernáculo, e teriam a responsabilidade as tábuas do do tabernáculo, travessas, colunas, bases.
  • O total dos levitas foi de 22.000 homens com mais de um mês de vida.

Moisés, Arão e seus filhos, acampavam diante do tabernáculo, ao oriente, diante da tenda da congregação, e tinham por responsabilidade os ritos do santuário (v.38). Qualquer pessoa não autorizada que se aproximasse do santuário seria executada (v.10).

Deus também orientou Moisés a contar todo primogênito varão dos filhos de Israel, de um mês para cima, porque todos pertenciam a Yahweh, pois Ele não os matou juntamente com os primogênitos egípcios. Os levitas substituiriam os primogênitos de Israel, e foram 22.273, ou seja, 273 a mais do que o número de levitas (v.42-46). Foi cobrado cinco siclos de cada um dos excedentes, totalizando 1.365 peças de prata, que foram entregues a Arão e seus filhos, conforme ordenado pelo Senhor (v.46-52) .

Um Deus de amor, zeloso pelos Seus filhos, colocando tudo em ordem, distribuindo atividades para cada tribo entre os levitas, e cuidando dos primogênitos de Israel. Deus é um Deus de ordem, e espera o mesmo de Seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA