Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós. Gênesis 26:28

Em Gênesis 26, com a chegada da fome em suas terras, Isaque procura outra morada até que as coisas melhorassem. Sob a direção de Deus, ele foi morar entre os filisteus.
Isaque muda para Gerar, entre os filisteus (v.1-6):
Houve fome naquela terra. Isaque decidiu mudar para outro lugar, e o Senhor apareceu e disse: “Não desça ao Egito; fique na terra que eu lhe indicar. Eu estarei com você e o abençoarei. Todas estas terras serão suas e de seus descendentes”. Assim Isaque ficou em Gerar. Esta foi a primeira revelação divina  concedida a Isaque.
A mentira de Isaque (v.7-11):
Isaque temendo que os homens locais o matassem para ficar com Rebeca, devido a sua formosura, agiu como seu pai, Abraão, havia feito. Mentia dizendo que Rebeca “era sua irmã”.
Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando pela janela, viu Isaque acariciando Rebeca. Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “Na verdade ela é tua mulher! Por que disseste que era tua irmã?” Isaque respondeu: “Porque pensei que me matariam por causa dela”. Então disse Abimeleque: “Tens ideia do que nos fizeste? Qualquer homem poderia ter-se deitado com ela, e terias trazido culpa sobre nós”. E Abimeleque advertiu o povo para que não tocar em Isaque ou Rebeca, senão seriam mortos.
Conflito pelo uso da água (v.12-25):
Isaque semeou naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou, e enriqueceu muito. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão tinham cavado na sua época. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. Isaque mudou-se de lá, e acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu, e reabriu os poços cavados por seu pai.
Aonde era normal uma colheita de  30 a 50 por grão, Deus abençoou Isaque que fez uma colheita de 100 por 1. Os seus vizinhos invejosos contendiam por causa dos poços perfurados. Como servo fiel a Deus, Isaque não contendeu, e mudou-se para o leste da cidade, próximo ao vale.
Os servos de Isaque continuaram cavando poços, e os pastores de Gerar discutiam dizendo: “A água é nossa!” Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reo­bote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”.
Isaque foi para Berseba, onde Abraão já havia morado, e, a noite, o Senhor lhe disse: “Eu sou o Deus de Abraão. Não tema, porque estou com você, e o abençoarei e multiplicarei ali um altar e invocou o nome do Senhor.
A aliança de Isaque com Abimeleque (v.26-35):
Abimeleque, Auzate, seu conselheiro, e Ficol, o comandante do exército vieram falar com Isaque, que lhes perguntou: “Por que me vieram ver, já que me mandaram embora?” Disseram: “Vimos que o Senhor está contigo.  Façamos um juramento entre nós. Tu não nos farás mal, assim como nada te fizemos, mas sempre te tratamos bem e te despedimos em paz. Agora sabemos que o Senhor te tem abençoado”.
Então Isaque ofereceu-lhes um banquete. Na manhã seguinte os dois confirmaram o juramento, e Isaque os despediu em paz. Naquele mesmo dia seus servos vieram falar-lhe sobre o poço que cavaram e disseram: “Achamos água!” Isaque deu-lhe o nome de Seba (juramento) e, por isso, até o dia de hoje aquela cidade é conhecida como Berseba. (v.30-33)
Aos 40 anos Esaú escolheu por mulher duas hititas: Judite e Basemate. Elas amarguraram a vida de Isaque e Rebeca. Esaú já demonstrara indiferença com os princípios religiosos. Não se aconselhou com seus pais a respeito das esposas e trouxe-lhes desgosto.
Isaque era ricamente abençoado por Deus, por permanecer nos passos de Abraão, e o Senhor renovou a promessa de que essa terra seria de sua descendência.  Deus tem uma bênção especial para aqueles que Lhe são fiéis.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA