Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro. Apocalipse 12:11

O sangue do Cordeiro é nossa garantia de que a graça irá restaurar tudo o que o pecado destruiu. A Bíblia nos dá certeza disso. O pecado destruiu nossas vestes. Adão e Eva perceberam “que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” (Gn 3:7). A graça nos concede vestes novas. “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida” (Ap 3:5).

O pecado nos distanciou da presença de Deus. “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se” (Gn 3:8). A graça confirma que viveremos na presença de Deus. “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do Meu Deus, e daí jamais sairá” (Ap 3:12).

O pecado tornou nossa vida mais difícil. “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3:19). A graça nos garante: “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido” (Ap 2:17).

O pecado nos leva de volta ao pó da terra (Gn 3:19). A graça nos leva à vitória sobre a morte. “O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte” (Ap 2:11).

O pecado diminuiu nosso domínio. O Senhor lançou o ser humano “fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado” (Gn 3:23). A graça recupera nossa autoridade. “Ao vencedor, que guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Ap 2:26).

O pecado nos privou da árvore da vida. Deus “colocou querubins ao oriente do jardim do Éden” (Gn 3:24). A graça nos devolve essa oportunidade. “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no ­paraíso de Deus” (Ap 2:7).

A graça sempre oferece mais do que merecemos. Um conhecido escritor ilustra bem essa realidade: “A misericórdia deu ao filho pródigo uma segunda chance. Mas a graça deu uma festa para ele. A misericórdia impeliu o samaritano a fazer curativos na vítima. Mas a graça o impeliu a deixar o seu cartão de crédito para pagar o tratamento.”

A cada instante você é restaurado pela graça, mas lembre-se de que isso não foi de graça. Apegue-se ao Senhor e permaneça fiel, confiando que os mesmos braços que foram pregados na cruz por você em breve se estenderão para lhe dar as boas-vindas no Céu.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA