Boaz não descansará enquanto não resolver esta questão ainda hoje. Rute 3:18

Em Rute 3, Noemi fala que é hora de Rute ter um lar seguro e feliz. Isso seria possível se Boaz, parente próximo, assumir como o resgatador da família. Orientou Rute a “tomar banho, perfumar-se e vestir a melhor roupa”, e vá até a fazenda de Boaz, pois irão debulhar a cevada. Quando ele terminar de se alimentar, “veja onde ele se deita, então descubra os pés dele e deite-se ali. Ele dirá o que fazer”. Ela fez exatamente como Noemi a orientara (v.1-5).

Por volta da meia noite, Boaz acordou e percebeu que alguém dormia aos seus pés. Perguntou: “quem é você?”, ela respondeu: “sou sua serva Rute”, estenda as abas de sua capa sobre mim, pois o senhor é o resgatador da minha família” (v.6-9).

Boaz a abençoou e a exaltou pois poderia ter ido atrás de um jovem, mas respeitou as tradições judaicas. “Não se preocupe com nada. Farei o que você pediu. Todas sabem que você é uma mulher virtuosa”. Havia um empecilho, pois havia outro homem que tinha prioridade como resgatador . Mas, caso ele não aceite, “tão certo como vive o Senhor, eu mesmo a resgatarei(v.10-.13).

Rute ficou deitada aos pés de Boaz até o amanhecer, quando levantou-se para voltar para casa. Boaz colocou na capa dela 6 medidas de cevada e a ajudou a colocar nas costas. Ao chegar em casa, carregando a cevada, Noemi perguntou: “como foi, minha filha?” Rute lhe contou tudo e que ela não voltasse para a sogra de mãos vazias, por isso lhe deu a cevada. Noemi a tranquilizou dizendo que Boaz não descansaria enquanto não resolvesse essa questão “ainda hoje” (v.14-18).

Enquanto hoje em dia muitos casais experimentam o sexo antes do casamento, Rute e Boaz mostraram que o correto é fazer como Deus orientou. Rute foi obediente a sua sogra, e foi até Boaz. Este, como era um homem de caráter, prometeu se casa com ela seguindo as orientações de Deus e as tradições judaicas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA