Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa. Hebreus 11:39

Hebreus 11 é um dos capítulos mais emocionantes da Bíblia. Nele, Deus relembra a história de Seus heróis, homens e mulheres que passaram pela Terra sem tirar os olhos do Céu.

Eles foram movidos pela fé. Não tinham apenas um sentimento de confiança, mas um compromisso com pistis, palavra grega que significa tanto fé quanto fidelidade. Demonstraram que a fé verdadeira sempre se revela em fidelidade profunda.

A vida desses heróis também nos é apresentada como motivação para confirmar nossa esperança. Os últimos versos de Hebreus 10 mostram a ­preocupação de Paulo com o enfraquecimento da confiança no reencontro com o Senhor. Ele usa expressões como “não abandoneis a vossa confiança”
(v. 35), “não somos dos que retrocedem para a perdição” (v. 39), “Aquele que vem virá e não tardará” (v. 37) e então apresenta cada um dos testemunhos de fé do capítulo 11. Mostra pessoas que comprometeram tudo por essa esperança. Entregaram família, recursos financeiros, imagem pessoal e arriscaram a própria vida. Eles sabiam que “a fé viva se manifesta na exibição de um espírito de sacrifício e dedicação para com a causa de Deus” (O Cuidado de Deus, p. 147).

Além de renovar a promessa final, Paulo também resgata a confiança no relato da criação original. Por isso, começa Hebreus 11 destacando que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11:1). Suas palavras remetem à criação, que foi o único ato neste mundo onde nenhum ser humano esteve presente. Ela é a essência e o verdadeiro princípio da fé. O apóstolo ainda confirma que “o Universo foi formado pela palavra de Deus” (Hb 11:3), mostrando que a criação é a base de toda a galeria dos heróis da fé.

Cada um desses heróis da fé, que escreveu uma história intensa com Deus, foi recompensado. Porém, todos eles “morreram na fé, sem ter obtido as promessas” (Hb 11:13). Tudo o que o Senhor fez foi uma pequena amostra da grande recompensa futura. Na verdade, Eles buscavam “uma pátria superior”, preparada por Deus (ver Hb 11:16). “Eles não obtiveram, contudo, a concretização da promessa” (Hb 11:39), mas mantiveram firme a esperança.

Renove sua confiança no Senhor e creia que Ele cuidará de cada detalhe no presente e ainda preparará sua grande recompensa no futuro.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA