Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único? João 5:44

Nos dias de Paulo, os crentes da igreja de Corinto davam sua lealdade e prestavam honra a homens. “Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas” (1Co 1:12). É sempre um problema sério quando cristãos professos se deixam atrair mais por seres humanos do que por Cristo. Não se deve dividir a lealdade, empenhar-se em competição por honra e louvor humano, preferindo palavras e posições falhas à verdade das Escrituras.

O deus deste século cega de modo completo a mente dos homens em relação a Deus. Está claro que precisamos da cultura e da instrução que podemos adquirir na sociedade. O poder de pensar, a habilidade de ir às raízes, das grandes questões, o domínio das palavras, tudo deve ser bem-vindo. Mas sobre tudo isso está a sabedoria de Deus plenamente revelada em Cristo. Como discípulos, honramos a Deus e lhe damos glória e não a seres humanos.

Falando dos fariseus, Cristo disse: “Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (Jo 12:43). Eles preferiam o favor humano ao divino. Desejar reconhecimento das outras pessoas pode competir com a obediência a Cristo. Não se trata necessariamente de um erro, pois faz parte de nossas necessidades básicas. Porém, devemos subordinar nossa necessidade de aceitação à honra a Deus. Fazer do grande objetivo da vida agradar as pessoas, e não a Deus, e garantir os favores humanos é indigno para cristãos e é também uma escolha fatal.

Não é nada bom ganhar a competição com seres humanos em nossos desejos egoístas. Viver para glória e honra de Deus requer que fechemos nossos olhos e ouvidos ao aplauso humano.

A tentação de procurar honra de pessoas está tão perto de todos nós que deve merecer cuidadosa consideração. Se queremos viver a genuína vida cristã, temos que lidar com o amor-próprio de acordo com os padrões das Escrituras. Não podemos esquecer que de todos os fatores que determinam nossa posição como cristãos o que realmente importa é a estima que alcançamos da parte de Deus.

Edward Heppenstall, 13/11/1976, MM 2021, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA