Rúben era o filho mais velho de Israel, mas, como teve relações com uma das concubinas de seu pai, perdeu o direito a primogenitura para os filhos de José, seu irmão. I Crônicas 5:1

Em I Crônicas 5, Rúben, apesar de ser o primogênito, perdeu a primogenitura, por ter profanado o leito de seu pai. Os filhos de José, seu irmão, herdaram esse direito, provavelmente em função da grande reviravolta que se deu em sua vida, após seus irmãos o terem vendido para uma caravana de ismaelitas. Mas, Judá, por ter sido poderoso entre seus irmãos, de sua descendência é que veio o príncipe, Jesus.  As tribos de Rúbem, Gade e a meia tribo de Manassés, pouco se fala. Eles se instalaram, quando da divisão das terras entre o povo de Israel, do outro lado do Jordão, pois a terra era mais propícia para criarem gado (v.1-17).

Eles eram homens valentes, que traziam escudo, espada e arco e eram destros na guerra. Tinham um exército de 44.760 homens capazes de sair a combate. Em uma disputa com os hagarenos, moradores da região em que eles assentaram moradia, “clamaram a Deus, que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele”. Venceram a batalha, e tomaram de seus inimigos: 50 mil camelos, 250 mil ovelhas, 2 mil jumentos e fizeram 100 mil prisioneiros. Porém cometeram transgressões contra o Deus de seus pais e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra. Por isso, o Deus de Israel, fez com que Tiglate-Pileser, rei da Assíria, invadisse suas terras, e os levassem cativos para outras terras (v.18-26).

Como o mundo tem tantos atrativos, que fazem com que os “fiéis” seguidores de Cristo, troquem seguir a Jesus, pelos deuses que a terra oferece. Ao estudar todo o Velho Testamento, vemos o quanto do povo de Deus se distanciou de Seus ensinamentos, para seguir os costumes do mundo. Aquele que está em pé, cuida para que não caia (I Corintios 10:12).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA