Disse Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR para o consultarmos? – I Reis 22:7 

Em I Reis 22, Josafá, rei de Judá, foi visitar Acabe, rei de Israel, e este o convidou para participar de uma batalha contra o rei da Síria. Josafá respondeu positivamente, sem antes ter consultado ao SENHOR. Então sugere que se consulte primeiro um profeta do SENHOR (v.1-5).

Depois de ouvir os quase 400 profetas de Acabe, que afirmavam que deveriam ir para a batalha para reconquistar da Síria a cidade de Ramote-Gileade, ele pede novamente para consultar um profeta do SENHOR. Acabe fala de Micaias com desdem, pois ele não falava nada de bom para o rei. Então Acabe manda buscar ao profeta de Deus (v.6-9). 

Enquanto os reis continuavam ouvindo os falsos profetas, o mensageiro do rei tenta convencer Micaias a falar coisas boas para o rei Acabe. Quando questionado por Acabe, primeiro ele falou com desdem de que o rei deveria ir para a batalha, mas, quando Acabe pede para ele falar a verdade, então fala sobre a morte do rei na batalha e o povo de Israel fugindo (v.10-18).

Chamou os demais “profetas” de falsos e foi agredido por Zedequias, um deles e é levado para o cárcere, mantido a pão e água, até que Acabe retorne em paz. Micaías ainda disse: “Se voltar em segurança, significa que o Senhor não falou por meu intermédio” (v.19-28).

Josafa foi com suas vestes reais, e Acabe disfarçado de soldado. Josafá foi perseguido pelos sírios e fugiu, e Acabe foi atingido por uma flecha certeira e morreu. A profecia de Micaias se cumpriu em tudo, até quanto ao detalhe de os cães lamberem o sangue de Acabe (v.29-38). 

Temos o hábito de ouvir aquilo que nos interessa, ao invés de atentar se essas palavras vem do Senhor. Acabe acatou seus falsos profetas, e não quis ouvir o alerta de Micaias, e isso lhe custou a vida. Josafá, apesar dos alertas de Micaias, quis manter a sua palavra, e isto quase lhe custou a vida. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para não sermos enganados pelos falsos profetas que estão ao nosso redor (II Pedro 2:1-2).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA