Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Isaías 53:7

Em Isaias 53, o profeta lamenta a incredulidade do povo e anuncia os sofrimentos do Messias. Apresenta os benefícios de Sua morte vicária e o êxito de Sua missão, apesar de nem todos reconhecerem Jesus como o Messias tão esperado.

O servo sofredor (v.1-12):

Quem creu em nossa mensagem? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dEle como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca ( Seu caráter não era atrativo para os líderes judeus). Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima (até os discípulos O abandonaram).

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado, atingido e afligido  por Deus. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo, injusto, ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Ninguém se importou com isso. Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos (tumulo de José de Arimateia) em sua morte, embora não tivesse cometido nenhuma violência nem houvesse nenhuma mentira em sua boca.
Contudo, foi da vontade do Senhor (plano da salvação) esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias (referindo-se a ressurreição dentre os mortos), e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito, verá tudo que resultar de sua angústia (seu sacrifício não foi em vão); pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Tudo o que se perdeu como resultado do pecado seria restaurado. Cristo Se tornou ‘herdeiro de todas as coisas” e divide Sua herança com os que resgatou das mãos do inimigo. Eles compartilha de Sua vitória, não como vassalos ou escravos, mas como homens e mulheres redimidos por Seu sangue e destinados a reinar com Ele para sempre. Se você também quer reinar com Cristo, aceite o Seu convite agora. Ainda está em tempo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA