“Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros.” Isaias 40:4

Um dos primeiros grupos que caíram por ocasião da vinda de Jesus (o qual estava “destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel” – Lucas 2:34) foram os defensores da tradição. Disse Jesus dos que vieram ter com Ele acusando os Seus discípulos de transgredir as tradições dos anciãos: “Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”(Mat.15:9). A igreja cristã muitas vezes teve problemas com a tradição. Em todas as épocas houve a preservação de certos costumes, como doutrinas, os quais não tem fundamento bíblico. Frequentemente falamos do anticristo em relação com isto, mas enfrentemos o fato de que a tradição pode ser um problema para toda a igreja.

O segundo grupo de pessoas que caiu fragorosamente sob a presença polarizadora de Jesus foi um grupo que poderíamos chamar de exterioristas. Eles se preocupavam com o modo de se lavarem, com as orlas de suas vestes, com longas orações, com o dízimo de coisas infinitesimais e com as moscas na sopa ou co os mosquitos na água. Jesus enfrentou-os com firmeza, segundo é relatado em Mateus 23, dizendo-lhes que embora exteriormente parecessem limpos, estavam sujos por dentro.

O terceiro grupo que caiu na presença de Jesus foram os que eram virtuosos aos seus próprios olhos. Como poderiam ter passado por alto a parábola do fariseu e do publicano, segundo se acha relatada em Lucas 18: Afigura-se que seria impossível que as pessoas virtuosas a seus próprios olhos não vissem a representação de si mesmos e não reconhecessem sua necessidade; mas lançaram-se contra Ele, e caíram.

O quarto grupo a cair foram os sábios – os que procuravam enredar a Jesus. Repetidas vezes os doutores ficaram embaraçados com as simples perguntas que Jesus fez a eles – perguntas essas que até as crianças deviam ser capazes de responder. Perceberam como é verdade que “Ele apanha os sábios na própria astúcia deles” (1 Cor. 3:19). Os liberais também caíram em Sua presença. Jesus dividiu a igreja liberal bem como a igreja ritualista. Esta última confiava em suas cerimônias, e a outra, em sua teologia transigente. Em todos os grupos, os que dependiam de seus dirigentes quanto a suas respostas caíram na presença de Jesus, o Grande Separador. O fato de que Jesus estava “destinado… para ruína… de muitos em Israel” foi uma realidade no decorrer de Sua vida terrestre. Os montes e outeiros foram nivelados. Morris Venden, MM 1981, p.69

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