Sabia que és Deus misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor. Estás pronto a voltar atrás e não trazer calamidade. Jonas 4:2

Em Jonas 4, vemos o contraste entre a misericórdia de Deus e a ira de Jonas, que se viu frustrado por Deus ter misericórdia de um povo tão violento, mas que se arrependeu de seus pecados.

A ira de Jonas (v.1-4):
Isso tudo deixou Jonas aborrecido e muito irado. Então, orou ao Senhor: “Antes de eu sair de casa, não foi isso que eu disse que tu farias, ó Senhor? Por esse motivo fugi para Társis! Sabia que és Deus misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor. Estás pronto a voltar atrás e não trazer calamidade. Agora tira minha vida, Senhor! Para mim é melhor morrer que viver desse modo”. O Senhor respondeu: “Você acha certo ficar tão irado assim?”.
Deus faz crescer uma planta (v.5-11):
Então Jonas foi até um lugar a leste de Nínive e construiu um abrigo para sentar-se à sua sombra enquanto esperava para ver o que aconteceria à cidade. O Senhor Deus fez crescer ali uma planta, que logo espalhou suas folhas grandes sobre a cabeça de Jonas e o protegeu do sol. Isso aliviou o desconforto de Jonas, e ele ficou muito grato pela planta.
No dia seguinte, porém, ao amanhecer, Deus também mandou uma lagarta. Ela comeu o talo da planta, que secou. Quando o calor do sol se intensificou, Deus mandou um vento leste quente soprar sobre Jonas. O sol bateu em sua cabeça até ele sentir-se tão fraco que desejou morrer. “Para mim é melhor morrer que viver desse modo”, disse ele.
Deus perguntou a Jonas: “Você acha certo ficar tão irado por causa da planta?”. Jonas respondeu: “Sim, acho certo ficar tão irado a ponto de querer morrer!”. Então o Senhor disse: “Você tem compaixão de uma planta, embora não tenha feito coisa alguma para que ela crescesse. Ela depressa apareceu e depressa murchou. Nínive, porém, tem mais de 120 mil pessoas que não sabem decidir entre o certo e o errado, sem falar de muitos animais. Acaso não devo ter compaixão dessa grande cidade?”.

A misericórdia de Deus para com os ninivitas enfureceu Jonas. A mesma misericórdia poupara sua vida quando ele foi desobediente, mas ele teve ciúmes quando Deus a estendeu a outros. Jonas estava disposto a mostrar piedade e poupar uma planta de pouco valor, mas não mostrava a mesma consideração para com os 120 mil habitantes de Nínive. Precisamos enxergar o mundo com os olhos de Deus e ter o mesmo amor dEle pelos nossos semelhantes.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA