O SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a baalins. – II Crônicas 17:3

Em II Crônicas 17, Josafá tinha 35 anos quando assumiu o reino, e teve perante si o exemplo do bom rei Asa, que em quase toda crise fizera “o que era reto aos olhos do SENHOR” (I Reis 22:43). Durante um próspero reinado de 25 anos, Josafá procurou andar “em todos os caminhos de seu pai Asa”, e “não se desviou deles” (I Reis 22:43). Josafá era pessoalmente leal a Deus, pois “não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, e andou nos Seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”. Por causa de sua integridade, o SENHOR era com ele, e “confirmou o reino na sua mão” (v.1-5).

Tirou os altos e os postes-ídolos de Judá. No terceiro ano de seu reinado, enviou seus príncipes para ensinarem em todas cidades de Judá, e com eles os levitas e os sacerdotes, tendo consigo cópias do Livro da Lei do SENHOR. Josafá tomou medidas para assegurar a seu povo integral instrução nas Santas Escrituras. E como muitos procurassem compreender os reclamos de Deus e afastar o pecado, teve lugar um reavivamento. Por muitos anos Josafá viveu em paz, sem ser molestado pelas nações vizinhas, pois o temor do SENHOR veio sobre todos os reinos da terra, ao redor de Judá (v.6-11).

Josafá se tornou cada vez mais poderoso, empreendeu muitas obras nas cidades de Judá. Outras nações lhe traziam presentes. Construiu fortalezas e cidades para servirem como centros de armazenamentos em toda a terra de Judá. Preparou um grande exército para possíveis emergências (v.12-19).

Teve um início marcante o reinado de Josafá, até fazer aliança familiar com o rei Acabe, de Israel. Josafá procurou andar nos caminhos de Deus, e foi muito abençoado pelo SENHOR. O mesmo pode acontecer na vida de cada um de nós, ao andarmos firmes nos caminhos do SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA