DEUTERONÔMIO 3 – VITÓRIA SOBRE OGUE DE BASÃ E O PEDIDO DE MOISÉS

0
1042

Mas o Senhor estava irado comigo por causa de vocês e não me atendeu. “Basta!”, declarou ele. Não toque mais nesse assunto. Deuteronômio 3:26

Em Deuteronômio 3, Moisés relembra o povo da vitória contra o rei Ogue, de Basã, um gigante, que dormia em uma cama de ferro medindo 4 metros de comprimento por 2 de largura (v.11). A orientação que receberam era para destruir totalmente a cidade e seus moradores, assim como já haviam feito com Seom, rei dos amorreus, que viviam em Hesbom. (v.1-2).

O Senhor os entregou em suas mãos, e eles conquistaram todas as 60 cidades deles, todas fortificadas com muralhas altas e portões com trancas, mas nada resistiu ao poder de Deus (v.3-11).

Essas terras todas foram repartidas entre as tribos de Rubem e Gade, bem como a meia tribo de Manassés. Mas foi imposta condição de que todos os homens dessas tribos, em condições de ir a guerra, deveriam ir junto com seus irmãos das demais tribos, para conquistar as terras que ficavam além do rio Jordão (v.12-20).

Moisés também falou sobre o seu pedido à Deus, para que permitisse que ele atravessasse o Jordão juntamente com o povo para “ver a boa terra do outro lado do rio, a bela região montanhosa e o Líbano”. Mas o resposta do Senhor foi: “Basta! Não toque mais nesse assunto.” Mas, o Senhor permitiu que ele subisse ao monte Pisga e “contemplasse a terra Prometida em todas as direções” (v.26-29).

Muitas vezes pedimos algumas coisas para o Senhor, e não somos atendidos, mas os planos de Deus sempre são os melhores. Moisés não entrou na Terra Prometida, mas, após a sua morte, foi ressuscitado e levado para o céu (Judas 9), e na transfiguração de Cristo, Moisés e Elias vieram fortalecer a Jesus a fim de que este cumprisse Sua missão na cruz do calvário (Lucas 9:31).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA