Seja forte e corajoso, pois você conduzirá este povo para tomar posse da terra que jurei dar a seus antepassados. – Josué 1:6

Em Josué 1, Deus chama Josué para a grande missão de levar o povo de Israel à Terra Prometida. Agora Moisés descansa no Senhor, e Josué é o grande líder. Deus enfatiza que Sua presença com Josué seria real, como foi com o Seu servo Moisés. “Enquanto você viver, ninguém será capaz de lhe resistir, pois eu estarei com você… Não o deixarei nem o abandonarei” (v.1-4).

“Seja forte e corajoso”, “tenha o cuidado de cumprir toda a lei que Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela nem para um lado nem para o outro. Medite nela dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo o que nela está escrito”. “Não tenha medo nem desanime, estarei com você por onde você andar”. Com estas palavras de incentivo da parte de Deus, Josué sentiu que não estaria sozinho (v.5-9). Ele sabia que, se Deus não estivesse a frente, a sua vitória não seria possível.

De posse dessas promessas, Josué toma a iniciativa de orientar os seus líderes para avisarem o povo para se prepararem, pois em três dias atravessariam o Jordão e dariam início a grandes conquistas (v.10-11).

Alertou os líderes das tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés, que preparassem os seus soldados a irem juntos para a batalha. A resposta destes foi positiva, pois não só estariam juntos com seus irmãos das demais tribos, obedeceriam ao comando de Josué, e ainda desejaram que o Senhor fosse com Josué, assim como estivera com Moisés. E determinaram que se alguém desobedecesse as ordens de Josué, deveria ser morto (v.12-18).

Josué tinha consciência de sua incapacidade ao receber o chamado para substituir Moisés na liderança do povo. Mas Deus o encorajou para ser forte e corajoso, e garantiu a Sua direção enquanto ele vivesse. Estas promessas são extensivas a nós também em nossas batalhas diárias.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA