Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Estamos apavorados por sua causa. Todos os habitantes desta terra estão desesperados. Josué 2:9

O livro de Josué 2 começa com Josué enviando dois espias para reconhecer a terra de Jericó. Passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe. Logo o rei de Jericó ficou sabendo e enviou seus soldados para inquerir Raabe quanto a abrigar os espias. Ela mentiu para proteger aqueles que ela identificou como espias israelitas, mas também sabia que o Deus deles iria entregar toda essa terra ao Seu povo. Achou melhor protegê-los e em troca ter a segurança de continuar vivendo, do que entregá-los aos soldados e ser destruída junto com o povo (v.1-7).

Raabe, orientada por Deus, deu aos espias a segurança de que a vitória de Israel seria certa, pois o povo estava “apavorado” e “desesperado” com as noticias sobre o Deus deles, que havia feito com que atravessassem o Mar Vermelho a seco, e também sobre a vitória deles sobre os reis amorreus. O povo estava “dominado pelo medo, sem ânimo para lutar” pois o Deus de Israel era “supremo em cima no céu e embaixo na terra” (v.8-11).

Raabe ajudou os espias a fugir pela janela de sua casa, sobre os muros de Jericó, e negociou a sua proteção e da família diante da invasão iminente. Ainda os orientou a esperar no alto da montanha até que os soldados enviados no encalço deles voltassem da busca (v.12-16).

Os espias avisaram que quando voltassem com os exércitos de Israel, os familiares dela deveriam estar dentro da casa, e a corda escarlate, que usaram para descer a salvo, seria o sinal de salvação para ela e os familiares (v.17-22).

Deus sempre está a frente. Os espias não foram por acaso a casa de Raabe, e ela não deu abrigo para eles por acaso, mas foi instruída pelo Espírito Santo. Deus também quer nos levar em segurança contra as investidas do inimigo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA