Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:4

Augustus Montague Toplady ficou órfão de pai quando ainda era bem pequeno. Foi criado por sua mãe e, desde cedo, demonstrava muito interesse pelas coisas espirituais. Aos 12 anos, pregou seu primeiro sermão e, aos 14, começou a escrever hinos.

Morreu quando tinha apenas 38 anos, mas deixou um legado que tem inspirado gerações: o hino “Rocha Eterna” (Hinário Adventista, no 195). Dois anos antes de sua morte, em 1776, escreveu um artigo sobre o perdão de Deus, com o objetivo de rebater as declarações de John Wesley sobre a perfeição cristã. Na parte final do artigo, colocou o poema “Rocha Eterna”, que anos depois se transformaria em um dos hinos mais cantados pelos cristãos.

Alguns historiadores dizem que o hino foi composto enquanto Toplady caminhava pela caverna calcária de Burrington Combe, na Inglaterra. Ao ser surpreendido por uma tempestade, abriu uma fenda entre as lajes de pedra calcária para se proteger e ali compôs a letra.

O hino tem uma mensagem inspiradora e nos motiva a estabelecer a fé sobre o fundamento verdadeiro, que é Cristo. Refletindo sobre a segurança que podemos encontrar em Jesus, Ellen White escreveu: “Pela ligação com Cristo, a pedra viva, todos quantos edificam sobre esse fundamento se tornam pedras vivas. […] Nossa segurança eterna depende de edificarmos sobre o firme fundamento. Multidões se encontram hoje em dia edificando sobre fundamento não provado. Ao cair a chuva, e soprarem os ventos, e as enchentes sobrevirem, sua casa cairá, porque não está fundada sobre a Rocha eterna, a principal pedra de esquina – Cristo Jesus” (O Desejado de Todas as Nações, p. 599, 600).

Firmados em Cristo conseguiremos enfrentar as lutas da vida, superar os desafios espirituais e avançar firmes em direção ao Céu. Permita que os versos a seguir inundem seu coração e fortaleçam sua fé:“Rocha eterna, meu Jesus, Tu morreste lá na cruz! / Vem de Ti um sangue tal, que me vem lavar do mal! /Traz as bênçãos do perdão: paz, conforto e salvação.”

Aproveite as palavras dessa poesia e renove o compromisso de estabelecer sua vida sobre a Rocha, ampliando sua visão sobre o sacrifício de Cristo na cruz, que provê poder transformador e esperança de vida eterna.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA