A tribo de Judá não conseguiu expulsar os jebuseus, que habitavam em Jerusalém, de modo que os jebuseus vivem até hoje no meio de Judá – Josué 15:63

Em Josué 15, lemos sobre as terras entregues à tribo de Judá, e à Calebe. Josué distribuiu a herança de Judá, Efraim e 1/2 tribo de Manassés antes de deixar o acampamento de Gilgal. As demais não receberam suas posses de imediato. Talvez por Judá e José serem os dois filhos sobre quem recaiu a primogenitura perdida por Rúben. Por isso se estabeleceram primeiro (v.1-12).

Dentro da herança que coube a Judá, Calebe, recebeu a cidade de Hebrom, e expulsou três grupos de enaquins (gigantes). também prometeu sua filha, Acsa, em casamento para aquele que tomasse a cidade de Quiriate-Sefer. Otniel, seu sobrinho, tomou a cidade e se casou com Acsa. Ela insistiu com seu pai, para que lhe desse também terras com fontes de água como presente de casamento, e assim ele fez (v.13-19).

As cidades que couberam à Judá foram dezenas, além dos povoados ao redor das mesmas. Contudo, a tribo de Judá não conseguiu expulsar os jebuseus, que habitavam em Jerusalém de modo que eles continuaram vivendo nessa cidade (v.20-63). Esse fato mostra que houve uma acomodação por parte do povo de Judá em cumprir as determinações de Deus. Com o tempo, o povo foi se distanciando de Deus, e se aproximando daqueles a quem deveriam expulsar. Não podemos deixar para depois o que Deus nos pede.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA