Hoje estou com 85 anos. Continuo forte como no dia em que Moisés me enviou… dê-me a região montanhosa que o Senhor me prometeu. Josué 14:10-12

Em Josué 14, as demais tribos de Israel receberiam as terras por herança, através de sorteio, feitos pelo sacerdote Eleazar e por Josué. Os descendentes de José haviam se tornado duas tribos separadas: Manassés e Efraim. Aos levitas, não coube um território por herança, mas apenas cidades com pastagens ao redor para seus animais e todos os seus bens (v.1-5).

Calebe esperou pelo cumprimento da promessa de Deus, por 45 anos, pela sua bravura, juntamente com Josué, quando, ao espiar a terra prometida, foram fiéis ao Senhor, tanto na descrição do que viram, como no ter a certeza de que Deus lhes daria a vitória, caso o povo confiasse como eles no Senhor. Agora vem a Josué, representando a tribo de Judá, reclamar a terra prometida à ele: “A terra de Canaã na qual você caminhou será herança permanente para você e seus descendentes, pois você foi fiel ao Senhor” (v.6-9).

Deus o preservou com a vida e força, pois apesar de seus 85 anos, se sentia com o mesmo vigor de quando tinha 40 anos. Os gigantes que assustaram os outros 10 espias, não lhe punham medo: “Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei da terra, como o Senhor prometeu” (v.10-12).

Josué lhe deu Hebrom como sua porção de terra e o abençoou (v.13-15). A recompensa de uma vida marcada por juventude virtuosa e idade madura temperante, pela lei da própria natureza, é uma velhice vigorosa, sã e respeitada. A lealdade a Deus poupara Calebe dos pecados dissolutos de seus companheiros israelitas. Sua vida abstêmia lhe proporcionara recompensas, e agora Calebe se apresentava perante Josué com plenas forças numa idade em que a maioria dos outros já se despedira deste mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA