Toda a comunidade de Israel se preparou para guerrear, mas antes enviaram uma delegação para conversar… Josué 22:12-13

Em Josué 22, as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés são convocadas por Josué, para serem liberadas e voltarem para suas terras. Não abandonaram seus irmãos na conquista das terras, e foram fiéis ao Senhor. Por mais de sete anos lutaram até conseguir dominar a terra. “Agora o Senhor concedeu descanso a seus irmãos, como prometeu a eles. Vocês já podem voltar para suas terras”. Mas, deveriam tomar cuidado de cumprir todos os mandamentos de Moisés e nunca se afastar do Senhor. Levariam as riquezas que ganharam nas batalhas, e repartiriam com os que ficaram cuidando de suas terras. Então Josué os abençoou e os despediu (v.1-9).

Na volta, antes da travessia, construiram um altar ao Senhor, e logo chegou a noticia as demais tribos, as quais se prepararam para a guerra contra seus irmãos devido a uma possível idolatria. Antes mandaram uma delegação com um líder de cada tribo, comandados por Fineias, filho do sacerdote Eleazar, para conversar com as 2,5 tribos e saber os motivos da construção do altar (v.10-20).

Após esporem a preocupação com a idolatria, ouviram os motivos das tribos de Rubem, Gade e a 1/2 tribo de Manassés. Estes disseram temer que no futuro: “Se os seus descendentes disserem aos nossos: “que direito vocês têm de adorar o Senhor, o Deus de Israel?”, o altar lembrará os nossos e os vossos descendentes de que também temos o direito de servir ao Senhor em Seu santuário com nossas ofertas de paz, holocaustos e sacrifícios… Só ofereceremos holocaustos no altar que o Senhor designar… É um “testemunho” de que o Senhor é, também, o nosso Deus”. Então Fineias, e os outros líderes deixaram as tribos de Ruben e Gade, e da meia tribo de Manassés e voltaram satisfeitos com o que ouviram (v.21-34).

Esse é um bom exemplo para nós. Se tiver dúvidas, vai ter com o teu irmão e saiba dos seus motivos. A resposta branda desvia o furor (Provérbios 15:1).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA