Prepare-se! Este é o dia em que o Senhor entregará Sísera em suas mãos, pois o Senhor marcha adiante de você. – Juízes 4:14

Juízes 4 mostra mais uma situação de constrangimento que Israel enfrentava após a morte de Eúde, pois voltaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Deus os entregou nas mãos do rei cananeu Jabim e de seu comandante Sísera, com seus 900 carros de guerra com rodas de ferro. Foram 20 anos de opressão cruel. Então o povo pediu socorro ao Senhor (v.1-3).

Débora, uma profetisa, julgava Israel, na região de Efraim, sob a Palmeira de Débora. Chamou Baraque, de Naftali, e lhe disse: “O Senhor lhe dá a seguinte ordem: ‘Convoque 10 mil guerreiros das tribos de Naftali e Zebulom… Eu farei Sísera, ir com seu exército e os carros de guerra até o rio Quísom, e os entregarei em suas mãos'”. Baraque concordou em ir desde que Débora o acompanhasse nessa jornada. Ela aceitou, mas avisou que a honra da missão seria de uma mulher e não de Baraque (v.4-9).

Baraque convocou os guerreiros de Zebulom e Naftali, e Débora os acompanhou. Sísera foi informado que Baraque havia subido ao monte Tabor. Convocou o seu exército, com seus carros de guerra e marcharam até o rio Quisom. Então Débora disse a Baraque: “Prepare-se! Este é o dia em que o Senhor entregará Sísera em suas mãos, pois Ele marcha adiante de você.” Baraque desceu a encosta do monte à frente de seus 10 mil guerreiros para combater, então o Senhor trouxe pânico sobre o exército inimigo e eles fugiram a pé. Baraque os perseguiu e os matou (v.10-16).

Sísera fugiu e se refugiou no acampamento de Héber, queneu descendente de Hobabe, cunhado de Moisés, que morava próximo de Quedes, e vivia em paz com Jabim, rei de Jazor. Jael, esposa de Héber, saiu ao encontro de Sísera e o hospedou em sua tenda, ofereceu leite para lhe matar a sede e uma coberta para descansar. Quando ele dormiu, ela, com um martelo e uma estaca, o matou, cravando a estaca em seu crânio. Quando Baraque chegou procurando por Sísera, ela lhe mostrou seu cadáver. O povo se fortaleceu e derrotou por completo o exército que os dominava (v.17-24).

Duas mulheres, usadas por Deus, tendo Baraque como coadjuvante, derrotaram o exército inimigo e livraram Israel da opressão. Deus usa o improvável para fazer os Seus milagres e livramentos.


SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA