…para que seja aceitável, oferecerá macho sem defeito, ou do gado, ou do rebanho de ovelhas, ou de cabras. Porém todo o que tiver defeito, esse não oferecereis; porque não seria aceito a vosso favor. – Levíticos 22:19-20

Em Levítico 22, os sacerdotes são orientados, em sua impureza, a se abster das coisas sagradas, também a como devem se purificar, quem da casa do sacerdote, pode comer as coisas sagradas, os sacrifícios devem ser sem defeito, a idade do animal a ser oferecido em sacrifício, e a lei sobre comer o sacrifício de louvores.

Como já foi dito anteriormente, o sacerdócio deveria ser levado a sério pelos familiares de Arão e seus descendentes. Deus requer obediência irrestrita aos seus mandamentos e orientações. Com relação as ofertas que seriam trazidas perante o Senhor, não poderiam ter nenhum tipo de defeito, pois não seriam aceitos pelo Senhor (v.19,20), e isso incluia os animais cegos, aleijado ou mutilado, (v.22).

Se algum sacerdote se tornasse impuro, devia cuidadosamente evitar tocar ou mesmo se aproximar das coisas sagradas. Se tocassem, seriam excluídos do serviço do tabernáculo (v.2). Os escravos dos sacerdotes, e suas famílias poderiam comer das coisas sagradas, mas uma filha do sacerdote, casada e que vivesse com o marido, pertencia a outra família, portanto não podia comer delas (v.10).

Nas ofertas apresentadas ao Senhor, uma animal inferior seria inaceitável, a oferta devia ser perfeita em todos os aspectos, e isso valia tanto para o israelita quanto ao estrangeiro (v.21). Todas essas orientações, e outras mais, vinham acompanhadas de um “Eu sou o SENHOR” (v.2, 8, 30, 31, 33), ou “Eu sou o SENHOR que vos santifico” (v.9,16, 32). Mas sempre tem aqueles que não acreditavam que um Deus de amor viesse fazer qualquer dano contra seu povo, mas Deus exigia o melhor, ou a oferta não seria aceita. Deus é santo e requer santidade de todos os Seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA