Quando alguém pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR, e negar ao próximo o que este lhe deu em depósito, ou roubar, ou praticar extorsão para com seu próximo… o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte… – Levíticos 6:2,5

Em Levítico 6, Deus orienta a Moisés quanto aos pecados voluntários, aqueles que a pessoa faz conscientemente, tanto mentindo como roubando, isso é tratado, em primeiro lugar, como “ofensa ao SENHOR”, e depois como um pecado contra o próximo. O pecador voluntário deveria restituir tudo o que se apossou indevidamente, e ainda acrescentar mais 1/5 do valor do furto, além de trazer uma oferta por sua culpa, e oferece-la no altar de sacrifícios, através do sacerdote (v.1-7). No “dia de sua oferta pela culpa”(v.5), significa que a restauração devia acompanhar a confissão e não podia ser adiada. Pecar contra alguém requer restituição, mas pecar contra Deus requer um sacrifício.

Esse capítulo também trata do holocausto, da oferta de manjares, da oferta feita na consagração dos sacerdotes e na oferta pelo pecado. E chama a atenção para as vestes do sacerdotes durante os procedimentos. Era requerido que os sacerdotes usassem vestes de linho até para retirar as cinzas do altar de sacrifícios (v.10-11). Todo trabalho realizado no santuário era sagrado e exigia santidade de vida. Isso era simbolizado pela pureza das veste.

Deus espera muito mais de nós do que temos feito para Ele. Santidade de vida é o que o SENHOR deseja para nós. Por esse motivo, ao aceitarmos a Cristo como o nosso salvador, entramos em um processo crescente de santificação.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA