Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fara separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos. – Êxodo 26:35

Êxodo 26,  trata das orientações para se construir o “Tabernáculo” sagrado. Ele tinha duas partes principais:
  • Um recinto quadrangular de 30 côvados (13,34 mt) de comprimento por 10 côvados (4,45 mt) de largura e 10 (4,45 mt) de altura, e eram feitos com tábuas de acácia cobertas com ouro.
  • Uma tenda de pelos de cabra, se estendia sobre o tabernáculo. Por cima  da tenda de pelos de cabra, havia uma cobertura exterior de “peles de carneiro curtidas, e peles fina ou de texugo.
As cortinas do tabernáculo (v.1-13):
Deus orienta Moisés em cada detalhe, quanto ao tipo de tecido, cor, os desenhos que deveriam estar nas cortinas, com querubins, o tamanho, a forma de ligar umas as outras, o número de laçadas nas cortinas, os colchetes de ouro para prende-las, a pele de animais, e as para a cobertura do tabernáculo.

A cobertura de peles e as tábuas (v.14-30):

A cobertura, seria de peles de carneiro tingidas de vermelho. Também as tábuas que cercariam o tabernáculo, bem como os seus encaixes, e os suportes de prata para mantê-las firmes, enfim, Deus detalha cada item para que Moisés faça tudo conforme Suas orientações.

O véu, o reposteiro e as colunas (v.31-37):

As cortinas deveriam separar o Lugar Santo do Santíssimo. No Lugar Santíssimo, que era o lugar onde Deus se apresentaria para falar com Moisés, deveria ter a Arca do Concerto, com o Propiciatório, e dentro dessa Arca, a Lei do Senhor. No primeiro compartimento estariam a mesa dos Pães Asmos, o Altar de Incenso, e o Candelabro. 
Deus gosta de todas as coisas bem organizadas. Moisés seguiu cada detalhe passado por Deus. Devemos seguir os Seus ensinamentos, através do estudo de Sua Palavra, para sabermos qual a Sua vontade para conosco. 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA