Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. – Êxodo 25:1-2
Em Êxodo 25 Deus pede ao povo que tragam ofertas para a construção do tabernáculo, e começa a detalhar a Moisés cada móvel, cada detalhe do santuário.
Quando o povo estava para sair do Egito, Deus o orientou a pedir (Êxodo 12:35-36) objetos de prata, ouro e roupas, com o intuito de que não saíssem de mãos vazias, depois de tanto trabalho escravo, e também para este momento, a construção do Templo de Deus.
Deus orientou Moisés a aceitar ofertas apenas daqueles “cujo coração o mover para isso”. Para aqueles que estavam apegados aos bens, que Deus lhes dera, não seria necessário trazer ofertas, pois o seu coração estava nas riquezas e não no Deus que os libertou (v.1-2).
Deus especificou o tipo de material que seria utilizado para a construção do tabernáculo (v.3-7).
O SENHOR queria morar no meio deles (v.8), e para tanto deu como modelo o tabernáculo que está nos céus, para que Moisés fizesse semelhante ao mesmo (v.9).
Dentro desse tabernáculo teria como moveis:
  • A Arca do Concerto ou da Aliança, onde Moisés guardaria as Tábuas da Lei (v.10-16). Sobre essa Arca, seria colocado o Propiciatório, que era o lugar onde Deus viria para orientar o próprio Moisés (v.17-22).
  • A Mesa para os Pães Asmos (sem fermento), toda revestida em ouro (v.23-30).
  • O Candelabro, com seus 6 ramos, 3 de cada lado e seriam necessários 35 quilos de ouro puro para a sua confecção (v.31-39).
E “vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte”, foi a orientação de Deus para Moisés (v.40).
Outro detalhe importante é que todos os móveis deveriam ter argolas nas laterais, para serem carregados com os varais, portanto ninguém deveria tocar nesses móveis sagrados. Deus é muito detalhista, e tem sempre motivos por trás de todas as Suas orientações. Precisamos aprender a obedecer a Deus, certos de que Ele quer o melhor para o Seu povo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA