Moisés leu o Livro da Aliança em voz alta para o povo. E todos responderam: “Obedeceremos ao Senhor! Faremos tudo que ele ordenou!” – Êxodo 24:7

Em Êxodo 24, Moisés é chamado à presença do Senhor. Deveria ir acompanhado por Arão, Nadabe, Abiú (filhos de Arão e seus sucessores naturais) e os 70 líderes de Israel, deveriam subir o monte, mas estes ficariam a uma certa distância, pois somente Moisés poderia chegar até a presença do Senhor (v.1-2).
Ao retornar ao acampamento Moisés transmitiu ao povo as instruções e ordens  (estatutos) do Senhor, registradas em Êxodo 20:22 a 23:33, e o povo respondeu: “Obedeceremos ao Senhor! Faremos tudo que Ele ordenou!” Lembrando que o decálogo  fora pronunciado pelo próprio Deus  (v.3).
Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, depois, pela madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e 12 colunas, segundo as doze tribos de Israel, para oferecer sacrifícios, pois sem sacrifício nenhuma aliança teria sido feita.  Depois leu o livro da aliança “que o Senhor fez convosco”, e o povo respondeu: “Tudo que o Senhor falou faremos e obedeceremos” (v.,4-7).
Uma parte do sangue dos animais sacrificados, Moisés aspergiu sobre o altar que construíra, simbolizando a parte de Deus na aliança, e a outra parte aspergiu  sobre o povo e declarou: “Este sangue confirma a aliança que o Senhor fez com vocês quando lhe deu estas instruções” (v.8).
Após a confirmação da aliança, Moisés subiu novamente o monte com as pessoas escolhidas por Deus, mas estes foram até uma certa altura da montanha, e tiveram a oportunidade de ver a glória do Senhor, mas Moisés foi até a presença do Senhor, e foi coberto com Sua glória, e ali permaneceu por 40 dias e 40 noites, quando recebeu as orientações sobre a construção do santuário (v.9-12).
O fato de Moisés ter estado a sós com Deus, sugere o valor da oração e comunhão com Deus. Aqueles que se dedicam a fazer a vontade de Deus, tem o privilégio de participar da glória do Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA