“Para o insensato, praticar a maldade é divertimento, para o homem inteligente, o ser sábio.” Provérbios 10:23

Quatro jovens de classe média alta, voltavam de uma festa quando viram um homem dormindo num ponto de ônibus. Um deles teve uma idéia e os outros concordaram. Jogaram três litros de álcool e atearam fogo em cima da vítima. O homem virou uma tocha humana, enquanto os jovens fugiam rindo a gargalhadas.

O quadro descrito não é uma história criada para fazer um filme de terror. Aconteceu na capital de um grande país. Os advogados dos jovens presos alegaram que os seus clientes não queriam cometer um crime, “só queriam divertir-se”.

Quase vinte e três séculos atrás, Salomão descreveu este tipo de pessoas. Só faltou colocar o nome delas. Existe gente que só quer  “se divertir”, mas que vai deixando um rastro de dor, sangue e sofrimento em pessoas inocentes.

Começa com coisas consideradas inocentes; como colocar  uma barata no bolso de uma menina ou jogar um colega com roupa na piscina. Atitudes “de crianças” que são até festejadas. Mais tarde, serão paredes pichadas e monumentos públicos  depredados, depois  corridas de veículos “envenenados” nas ruas da cidade,  e finalmente assassinatos e outros delitos maiores. Tudo em nome da diversão. Às vezes são os pais os primeiros defensores das “brincadeiras” dos filhos.

Que tipo de pessoa é você? Que tipo de filhos você cria? Que classe de educação você fornece? Justifica os erros? Tenta “explicar” os deslizes? A paternidade é um dom do qual um dia, o ser humano, terá que render conta.

Quando o fundamento é Cristo, valores espirituais são parte da educação. Não apenas valores morais. Geralmente a pessoa é moral para os outros, mas é espiritual para Deus que tudo vê. É possível ter valores morais e não espirituais. Mas é impossível ser espiritual e não ter valores morais.

Reflexione hoje nas suas atitudes. Como ser humano, como pai, como educador e não comece as atividades deste dia sem lembrar que: “para o insensato, praticar a maldade é divertimento, para o homem inteligente, o ser sábio.”                                                  Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA