Sereis odiados de todos por causa do Meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 10:22

Os verdadeiros heróis cristãos permanecem incondicionalmente fiéis a Cristo e à Sua Palavra, mesmo diante das mais fortes pressões. Um exemplo inspirador é o de João Wycliffe (1320-1384), professor de teologia em Oxford. Ele exaltou com ousadia a liderança de Cristo, a autoridade das Escrituras e a salvação pela graça mediante a fé. Preocupado com esses ensinos, o papa Gregório XI promulgou, em 22 de maio de 1377, cinco bulas condenando a obra de Wycliffe por promover “certas proposições e conclusões errôneas e falsas, com sabor até de depravação herética, que tendem a enfraquecer e destruir a posição de toda a igreja e até mesmo do governo secular”.

Em resposta às bulas papais, Wycliffe declarou: “Eu professo e afirmo ser, pela graça de Deus, um cristão sensato (isto é, verdadeiro e ortodoxo) e, enquanto houver fôlego em meu corpo, proclamarei e defenderei a legalidade de minhas posições. Estou pronto para defender minhas convicções até a morte. Em todas as minhas conclusões, segui as Sagradas Escrituras e os santos doutores e, caso se possa provar que elas são opostas à fé, delas me retratarei voluntariamente.”

No dia 4 de maio de 1415, o Concílio de Constança excomungou Wycliffe retroativamente e baniu seus escritos. Suas obras deveriam ser queimadas; e seu cadáver, retirado de solo consagrado. Essa ordem, confirmada pelo papa Martinho V, foi executada em 1428, isto é, 43 anos após o falecimento do pré­-reformador inglês. Na presença de várias autoridades eclesiásticas, seus restos mortais foram tirados do túmulo em Lutterworth, queimados até se tornarem cinzas e jogados no riacho Swift, que ficava próximo. Alguém chegou a colocar um epitáfio em seu antigo túmulo, chamando-o de “instrumento do diabo, inimigo da igreja, autor da confusão entre o povo comum”.

Em sua principal obra, The Church History in Britain (História da Igreja na Grã-Bretanha), Thomas Fuller declarou: “Assim, esse riacho [Swift] conduziu as cinzas ao Avon, o Avon ao Severn, o Severn a mares estreitos e, estes, ao grande oceano. Dessa maneira, as cinzas de Wycliffe são o emblema de sua doutrina, que hoje está espalhada pelo mundo inteiro.” Pela graça de Deus, nós também herdamos esse maravilhoso legado da verdade. Mesmo que não precisemos pagar um preço tão alto pela fé, devemos ter o mesmo compromisso que Wycliffe demonstrou. Carreguemos essa tocha até o fim!                                   Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA