Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei como a menina dos teus olhos. Provérbios 7:2

A primeira vez que visitei  Suíça, tinha apenas dezenove anos. Fui para participar de um congresso mundial de jovens. Naquela ocasião conheci a cidade de Montreux, na Suíça Francesa. Impressionou-me a sua paisagem deslumbrante e nada mais.  Outro dia, porém, li que hoje Montreux tornou-se uma cidade famosa por causa da Clínica La Prairie que afirma ter o poder de retardar o envelhecimento e que recebe milionários e gente famosa de todo mundo. A verdade é que o ser humano faria qualquer coisa para prolongar a vida. Pagaria qualquer preço e percorreria qualquer distância.

O provérbio de hoje apresenta o segredo de uma vida longa e feliz do ponto de vista divino. “Guarda os meus mandamentos” – diz. Ao mencionar os mandamentos e a lei, Salomão não está falando exclusivamente dos dez eternos princípios apresentados em Êxodo vinte, mas do Torah que continha todos os ensinamentos do Pentateuco que envolviam leis de higiene  alimentação, e convivência comunitária.

Guardar, no sentido pleno da língua hebraica significa entesourar. Davi usando a mesma expressão diz: “Guardo no coração as tuas palavras.” Sal. 119:11. Os princípios estabelecidos por Deus devem ser conservados no cofre do coração e dali   inspirar todos os procedimentos da vida. O ser humano que segue estes princípios, tem paz,  porque tem uma consciência tranqüila, e tem vida longa porque o respeito aos conselhos divinos lhe garantesegurança. Não vive apenas mais, porém melhor. Vive com qualidade.

A Clínica La Prairie, entre os vários tratamentos anti rugas tem uma aplicação que consiste na  passagem de uma corrente elétrica, através de eletrodos de ouro, sobre a pele do rosto. Um luxo desses só é permitido para pessoas com muito dinheiro.

Talvez você nunca passe duas semanas nesta clínica, mas com certeza pode apoderar-se do provérbio de hoje: Pode abrir o coração e fazer dele um cofre para entesourar as recomendações de Deus e andar nos seus caminhos. Os resultados são garantidos. A Revista National Geographic na sua edição de novembro de dois mil e cinco afirma que as pessoas com esperança e que seguem os princípios bíblicos, tem possibilidades de viver mais. Por isso, “Guarda os meus mandamentos e vive.”                                            Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA