Depois de 40 anos, trarei os egípcios de volta do cativeiro… Será a mais humilde das nações e nunca mais se elevará acima dos vizinhos. Ezequiel 29:13-15

Em Ezequiel 29, Deus fala sobre o juízo que virá sobre o Egito por ter traído Israel. Irão para o cativeiro, e após 40 anos será restaurado, mas nunca mais será superior a seus vizinhos. O rei Nabucodonosor será recompensado com as riquezas do Egito. Israel será restaurado.

Profecia para o Egito (v.1-16):
No 12o dia do 10o mês (7/1/ 587 a.C.) do 10o ano do exílio do rei Joaquim, veio esta palavra do Senhor: Fi­lho do homem, vire o rosto contra o faraó, rei do Egito, e profetize contra ele e o Egito: “Estou contra você, faraó Hofra, grande crocodilo, deitado em meio a seus riachos. Você diz: ‘O Nilo é meu; eu o fiz’. Por isso, porei anzóis em seu queixo e farei os peixes do seu rio. Eu os puxarei para fora dos seus riachos e os deixarei no deserto para morrerem. Servirão de comida aos animais selvagens e às aves. Então todo o Egito saberá que eu sou o Senhor. Você tem sido um bordão de junco para a nação de Israel. Quando eles o pegaram com as mãos, você rachou e rasgou os ombros deles; quando eles se apoiaram em você, você se quebrou, e as costas deles sofreram torção”.
Portanto, assim diz o Senhor: “Trarei uma espada contra você e matarei os seus homens e os seus animais. O Egito se tornará um deserto arrasado. Então saberão que eu sou o Senhor. Visto que você disse: ‘O Nilo é meu; eu o fiz’, estou contra você e seu rio. Tornarei o Egito uma desgraça e um deserto arrasado desde Migdol até Assuã, chegando até a fronteira da Etiópia. Durante 40 anos, ninguém habitará nem passará por ali, nem pessoas nem animais. Suas cidades ficarão vazias e devastadas. Eu os espalharei entre as nações do mundo”.
Contudo, assim diz o Soberano Senhor: “Ao fim dos 40 anos Eu os trarei de volta das nações nas quais foram espalhados. Restaurarei o Egito e os farei voltar à terra dos seus antepassados. Ali serão um reino humilde. Nunca mais se exaltará sobre as outras nações. O Egito não inspirará mais confiança a Israel, mas será uma lembrança de sua iniquidade por procurá-lo em busca de ajuda. Então eles saberão que eu sou o Soberano Senhor.
Nabucodonosor conquistará o Egito (v.17-21):
No 1o dia do 1o mês  (26/4) do 27o ano do exílio do rei Joaquim, recebi esta palavra do Senhor: Filho do homem, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, lutou contra Tiro com tanto afinco que a cabeça de seus guerreiros foi esfregada até perder o cabelo e seus ombros ficaram esfolados. Contudo, ele e o seu exército não obtiveram recompensa com a campanha que ele conduziu contra Tiro. Por isso, assim diz o Senhor: “Vou dar o Egito ao rei Nabucodonosor, e ele levará embora a riqueza dessa nação. Ele saqueará e despojará a terra como pagamento para o seu exér­cito, como recompensa por seus esforços, pelo que fizeram para mim”. Palavra do Senhor. “Naquele dia farei crescer o poder da nação de Israel, e abrirei a minha boca no meio deles. Então eles saberão que eu sou o Senhor”.

Deus puniria o Egito por sua arrogância, achando que tudo que possuia era fruto de seu próprio esforço. Também puniria o povo judeu, porque procuraram ajuda do Egito, ao invés de procurarem ajuda em Deus. Ele já os chamara de “cana quebrada”, ou seja, de nenhum auxílio para Jerusalém, e ambos receberam a punição merecida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA