O Senhor já lhe declarou o que é bom e o que ele requer de você: que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com seu Deus. Miqueias 6:8

Em MIqueias 6, o Senhor tenta argumentar com o povo de Israel, para que eles expliquem porque rejeitar a Deus. Apesar de todas as bênçãos que Deus lhes concedera, durante a jornada do Egito até Canaã, o que faltou para que eles entendessem que o Senhor os amava. A rebeldia do povo os levaria para a morte e o cativeiro.

As acusações do Senhor contra Israel (v.1-8):
Ouçam o que o Senhor diz: “Levantem-se e apresentem sua causa! Que os montes e as colinas sejam testemunhas de suas queixas. E agora, ó montes e firmes alicerces da terra, ouçam a queixa do Senhor. Ele julgará seu povo, fará acusações contra Israel.
“Ó meu povo, o que fiz para se cansarem de mim? Respondam-me!
Eu os tirei do Egito e os resgatei da escravidão; enviei Moisés, Arão e Miriã para guiá-los. Não se lembra de como Balaque, rei de Moabe, planejou que você fosse amaldiçoado, e como, em vez disso, Balaão, filho de Beor, o abençoou? Não recorda sua viagem do vale das Acácias a Gilgal, quando eu, o Senhor, lhe revelei minha fidelidade?”
Que podemos apresentar ao Senhor? Devemos trazer holocaustos ao Deus Altíssimo? Devemos nos prostrar diante dele com ofertas de bezerros de um ano? Devemos oferecer ao Senhor milhares de carneiros e dez mil rios de azeite? Devemos sacrificar nossos filhos mais velhos para pagar por nossos pecados?
Ó povo, o Senhor já lhe declarou o que é bom e o que ele requer de você: que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com seu Deus.
A culpa e o castigo de Israel (v.9-16):
Se forem sábios, temam o Senhor! Sua voz clama a todos em Jerusalém: “Ouçam os exércitos de destruição; o Senhor os envia. Que direi sobre as casas dos perversos, cheias de tesouros obtidos pelo engano? E quanto à prática repulsiva de calcular cereais com medidas falsas?
Como posso aceitar seus comerciantes que usam balanças e pesos desonestos? Os ricos entre vocês enriqueceram por meio de extorsão e violência. Seus habitantes estão acostumados a mentir; sua língua não consegue mais dizer a verdade.
“Por isso eu a farei sofrer! Em ruínas a deixarei por causa de seus pecados. Você comerá, mas nunca se saciará; continuará a sentir as dores de fome. E, embora tente economizar alguma coisa, no fim nada lhe sobrará. O pouco que ajuntar darei àqueles que a conquistarem.
Você semeará plantações, mas não as colherá. Espremerá azeitonas, mas não terá óleo suficiente para se ungir. Pisará uvas, mas não obterá suco para fazer vinho.
Você obedece apenas às leis do rei Onri e segue apenas as práticas do rei Acabe. Por isso farei de você um exemplo e a levarei à ruína. Será tratada com desprezo e insultada por todos que a virem”.

Mesmo o povo sendo infiel para com Deus, Ele ainda os procura, tentando arrazoar com eles, pois Seu plano e o de salvar a todos, mas não em seus pecados. Se não abandonarmos os nossos pecados, Deus não poderá nos salvar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA